Embora o risco de gravidez é rara para as mulheres que usam Mirena para controle de natalidade , cerca de metade de todas as gravidezes que ocorrem em pacientes com Mirena são gravidezes ectópicas . Uma gravidez ectópica pode causar uma perda de fertilidade e mulheres que tiveram uma gravidez ectópica são mais propensos a ter outro.
Gravidez intra-uterina
A mulher que engravida normalmente com uma gravidez intra-uterina ao usar Mirena deve ter o DIU removido. Removendo Mirena pode resultar em um aborto espontâneo. Se o DIU não é removido , o risco de aborto espontâneo ainda aumenta . Trabalho de parto prematuro e a entrega pode ocorrer se Mirena não é removido . Um aborto séptico , que ocorre por causa de uma infecção em uma mulher grávida com um DIU no lugar pode resultar em choque séptico ou morte.
Doença inflamatória pélvica
DIUs aumentam o risco de doença inflamatória pélvica (DIP) . PID pode causar danos , que pode conduzir à infertilidade , histerectomia ou morte . O maior risco de desenvolver PID é normalmente dentro dos primeiros 20 dias após a inserção , de acordo com Drugs.com . As mulheres que tiveram PID ou suspeitem ter PID não deve usar o DIU para controle de natalidade .
Sangramento irregular
Mirena pode causar manchas e outros padrões de sangramento irregulares e pesadas. O sangramento irregular é mais comum nos primeiros três a seis meses após a inserção. Após seis meses , o número de dias de sangramento e hemorragia diminui geralmente começa a regular . Padrões de sangramento irregular pode continuar para além de seis meses em alguns indivíduos. As mulheres que não menstruam no prazo de seis semanas de sua última menstruação deve consultar um médico para descartar gravidez.
Embedment
Mirena pode ficar embutido na parede uterina , de alguma mulheres . Embedment aumenta o risco de gravidez. DIU incorporados deverão ser removidas , mas , por vezes, exigir a remoção cirúrgica dependendo da profundidade na parede uterina são.
Picote
Mirena podem perfurar ou perfurar a parede uterina ou colo do útero durante o processo de inserção , mas a perfuração não pode ser detectado até mais tarde . A perfuração pode fazer com que o DIU para migrar para fora do útero e exigir a remoção cirúrgica . As mulheres devem esperar pelo menos seis semanas após o parto para ter um DIU colocado porque a perfuração é mais comum quando Mirena é inserido em mulheres que estão amamentando ou puérperas .