O ambiente em que a mulher vive afeta sua fertilidade. A exposição a produtos químicos, como pesticidas , herbicidas e solventes industriais afetar os níveis de estrogênio , o que leva a problemas no sistema reprodutivo . Estilo de vida e comportamento também desempenhar um papel. Uma mulher que fuma pode ter danos ovário , começam a menopausa mais cedo na vida ou ter menos ovos disponíveis para a concepção. O estresse é outro fator e se for grave o suficiente, pode interromper a menstruação.
Nutrição
Dieta desempenha um papel importante na saúde da fertilidade. Em 2008 , pesquisadores da Universidade de Queens , na Irlanda informou que homens diabéticos que necessitam de insulina têm espermatozóides com DNA anormal. A doença também leva à impotência e ejaculação retrógrada , que é quando o esperma é ejaculado na bexiga em vez de através do pênis . Deficiência de vitamina D também são acreditados para contribuir para a infertilidade . Um estudo de 1999 da Universidade de Columbia deu 13 mulheres que sofrem de síndrome de ovário policístico de vitamina D e cálcio . Sete viu mudanças regulamentadas seus ciclos menstruais e duas ficaram grávidas .
Peso
A fertilidade de homens e mulheres são afetados por peso. As mulheres que estão acima do peso têm problemas de ovulação, períodos irregulares, ovários policísticos , resposta anormal de insulina e um desequilíbrio nos níveis de estrogênio . Alguns homens com excesso de peso sofrem de baixos níveis de testosterona e disfunção erétil. Mulheres abaixo do peso pode não ovular. Este é um problema comum entre aqueles com transtornos alimentares , como anorexia ou bulimia.
Idade
idade de uma mulher desempenha um papel importante na sua capacidade de conceber. Fertilidade começa a diminuir em meados dos anos 30 e os ovários da mulher produzem menos ovos . A qualidade destes ovos é menor do que o de uma mulher de 20 anos . As mulheres que se aproximam da menopausa têm um risco maior de produzir ovos com anomalias cromossômicas , o que pode levar a defeitos congênitos e aborto.