casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Seguro de Saúde da Família

Com que frequência você deve fazer um check-up se souber que determinada doença ocorre na sua família?

Se você sabe que certas doenças ocorrem em sua família, é importante fazer exames regulares para monitorar sua saúde e detectar possíveis problemas desde o início. A frequência desses exames dependerá da doença ou doenças específicas em questão, bem como da sua idade, saúde geral e estilo de vida. Aqui estão algumas diretrizes gerais:

* Câncer: Se você tem histórico familiar de câncer, deve começar a fazer exames regulares de câncer em uma idade mais jovem do que a população em geral. O tipo e a frequência desses exames dependerão do tipo específico de câncer que ocorre na sua família. Por exemplo, se você tem histórico familiar de câncer de mama, deve começar a fazer mamografias aos 30 anos.
* Doença cardíaca: Se você tem histórico familiar de doença cardíaca, deve começar a fazer exames regulares com seu médico por volta dos 20 ou 30 anos. Esses exames devem incluir exame físico, verificação da pressão arterial, teste de colesterol e teste de açúcar no sangue. Você também pode precisar fazer um eletrocardiograma (ECG) ou outros exames cardíacos.
* Diabetes: Se você tem histórico familiar de diabetes, deve começar a fazer exames regulares com seu médico por volta dos 30 ou 40 anos. Esses exames devem incluir exame físico, verificação da pressão arterial, teste de colesterol e teste de açúcar no sangue. Você também pode precisar fazer um teste oral de tolerância à glicose (OGTT) ou outros testes de diabetes.
* Outras doenças: Se você tem histórico familiar de outras doenças, como asma, alergias ou doenças autoimunes, converse com seu médico sobre a frequência com que deve fazer exames.

Além dos exames regulares, também é importante fazer escolhas de estilo de vida saudáveis ​​para reduzir o risco de desenvolver doenças familiares. Essas escolhas incluem seguir uma dieta saudável, praticar exercícios regularmente, evitar a fumaça do tabaco e limitar a ingestão de álcool.