casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Luto Morte

Como Chandrashekhar Azad morreu?

Chandrashekhar Azad morreu em 27 de fevereiro de 1931, em um tiroteio com a polícia britânica em Allahabad, Uttar Pradesh, Índia. Ele foi um dos revolucionários indianos mais proeminentes do movimento de independência da Índia.

Em 27 de fevereiro de 1931, Azad e seu associado Sukhdev Thapar estavam hospedados em uma casa em Allahabad. A polícia britânica recebeu informações sobre o seu paradeiro e cercou a casa. Azad e Thapar decidiram revidar e travaram um violento tiroteio com a polícia.

Durante o encontro, Azad levou tiros no peito e na coxa. Apesar de estar gravemente ferido, ele continuou a atirar contra a polícia. Eventualmente, ele ficou sem munição e percebeu que não havia como escapar. Ele então deu um tiro na cabeça para evitar a captura.

A morte de Azad chocou e irritou o povo indiano. Ele foi considerado um símbolo de coragem, sacrifício e dedicação à causa da independência indiana. A sua morte inspirou inúmeros outros jovens a aderir ao movimento pela liberdade e a lutar pela libertação da Índia do domínio britânico.