casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Luto Morte

Como saber se o bebê morreu às 9 semanas sem sangrar, mas tem dores agudas no estômago?

Dores agudas no estômago durante a gravidez, especialmente às 9 semanas, podem ser preocupantes e não devem ser ignoradas. Porém, é importante ressaltar que a ausência de sangramento não indica necessariamente que o bebê esteja morto. Aqui estão algumas possíveis causas de dores agudas no estômago durante a gravidez:

1. Dor no ligamento redondo:À medida que o útero cresce durante a gravidez, ele pode pressionar os ligamentos redondos, causando dores agudas e penetrantes nas laterais do abdômen ou na parte inferior das costas. Essas dores geralmente vêm e vão e geralmente não são motivo de preocupação.

2. Contrações de Braxton Hicks:São contrações práticas que podem começar já nas 9 semanas de gravidez. Eles parecem um aperto ou endurecimento do útero e, embora possam ser desconfortáveis, geralmente não são dolorosos.

3. Infecção do trato urinário (ITU):Uma ITU pode causar dores agudas na parte inferior do abdômen, acompanhadas de micção frequente, dor ou queimação ao urinar e urina turva ou com mau cheiro. As ITUs durante a gravidez devem ser tratadas imediatamente para evitar complicações.

4. Gravidez ectópica:ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero, geralmente em uma das trompas de falópio. A gravidez ectópica pode causar dor aguda e intensa no abdômen ou na pelve. Outros sintomas podem incluir sangramento vaginal irregular, náusea e tontura.

5. Aborto:Embora as dores agudas por si só não indiquem necessariamente um aborto espontâneo, elas podem ser um sintoma. Outros sinais de aborto espontâneo incluem sangramento vaginal, cólicas e passagem de tecido ou coágulos.

É importante lembrar que cada gravidez é diferente e as causas das dores agudas no estômago podem variar. Se você estiver preocupado com algum sintoma que esteja enfrentando, é sempre uma boa ideia consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequadas. Eles podem determinar a origem da dor e fornecer tratamento ou garantia adequada.