casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Luto Morte
Quando os cuidados paliativos são apropriados?
Os cuidados paliativos são apropriados para pessoas de qualquer idade que vivem com uma doença grave que não pode ser curada. Pode ser fornecido juntamente com o tratamento curativo ou como foco principal do cuidado.
Aqui estão algumas situações em que os cuidados paliativos podem ser apropriados:
- Quando uma pessoa tem uma doença terminal com esperança de vida limitada, como cancro, insuficiência cardíaca ou doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).
- Quando uma pessoa tem uma doença grave que não representa uma ameaça à vida, mas que prejudica significativamente a sua qualidade de vida, como esclerose múltipla, doença de Parkinson ou demência.
- Quando uma pessoa está se recuperando de uma doença ou lesão grave e precisa de ajuda para controlar os sintomas e recuperar as forças.
- Quando uma pessoa enfrenta o fim da vida e precisa de ajuda para se preparar para a morte e para tomar decisões sobre o fim da vida.
Os cuidados paliativos podem ser prestados em vários ambientes, incluindo hospitais, hospícios, lares de idosos e residências particulares. Pode ser prestado por uma equipe de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, capelães e voluntários.