Nesta primeira etapa, a pessoa enlutada está em choque . Ele se isola , porque ele é incapaz de acreditar o fato de sua perda. Apesar das conotações negativas de negação , é uma parte muito importante do processo. Negação e isolamento ajudar a abrandar o ritmo de luto , até que ele possa lidar com uma situação esmagadora e emoções.
Anger
Durante a segunda fase a pessoa sente uma profunda sentimento de raiva . Ele pode estar com raiva de Deus, a natureza ou a pessoa que morreu. A fase da raiva é o início de reconhecer e aceitar suas emoções. Se ele pode sentir e aceitar a sua raiva, ele pode continuar com o processo de luto.
Negociação
Durante um momento difícil, alguém que está em luto , muitas vezes, tentar negociar com a natureza, Deus ou o universo. Ele pode dizer algo como : "Se eu dou todo o meu dinheiro para a caridade, talvez eu vou acordar e tudo isso vai ser um sonho. " Esta é uma tentativa de controlar a situação, e muitas vezes leva a culpa, porque ele sente que poderia ter feito mais .
Depressão
Uma vez que o enlutado percebe que ele não tem controle sobre a perda , ele chega a um acordo com ele e sente uma depressão esmagadora. Esta é uma parte necessária do processo de luto , e os sinais de que ele está começando a enfrentar a realidade de sua situação. Esta depressão é um estado normal. Se a depressão dura por muitos meses sem qualquer melhoria , no entanto , a ajuda profissional é vital.
Aceitação
A aceitação é a fase final do processo de luto. Apesar crença popular , a aceitação não significa que uma pessoa está " tudo bem " com a sua perda ou feliz com isso. Aceitação significa que ele chegou a um acordo com a realidade da perda e está aprendendo a viver a sua vida, apesar dela.