A maneira da morte traz consigo um risco aumentado para luto complicado . No caso do suicídio, a pessoa amada pode se sentir responsável e carregar o fardo que acompanha de culpa e vergonha. A morte súbita ou violenta também traz riscos adicionais. A pessoa amada se sente despreparado , e problemas de relacionamento não resolvidos com a pessoa falecida aumentar o risco de complicações.
Vazio emocional
luto complicado riscos também aumentam se o enlutado não ter amizades fortes ou um sistema de suporte sólido, como uma igreja ou perto da família e amigos. Outras complicações podem surgir se os enlutados lida com uma falta geral de resiliência ou a capacidade de se adaptar às mudanças da vida .
Childhood Trauma
A presença de trauma de infância , incluindo negligência ou abuso , outros assuntos a pessoa a riscos para luto complicado . Os pais ou outras pessoas que deveriam ter sido responsáveis falharam o indivíduo em idades impressionáveis , que impacta a capacidade depois da pessoa para lidar com a dor .
Doença Mental
Indivíduos com história de doença mental pode ter habilidades de enfrentamento pobres que não prepará-los para lidar com a morte ou a perda . Doenças mentais específicas podem incluir distúrbios de personalidade , depressão ou transtornos de ansiedade , e estas podem também aumentar o risco para o desenvolvimento de PTSD após qualquer tipo de experiência traumática.
Proximidade da Relação
Quanto mais próximo o relacionamento da pessoa enlutada com a pessoa falecida , maior o risco de luto complicado . Exemplos incluem cônjuges, pais ou filhos , irmãos ou amizades muito próximos. A relação de dependência , como um cuidador da criança ou adulto, também pode complicar o processo de luto.
Número de Filhos
No caso de perda dos pais de uma criança , o risco de luto complicado aumenta com o menor número de filhos sobreviventes que permanecem . Em outras palavras , o risco de luto complicado é o mais alto para os pais que sofrem a morte de um filho único.