casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Childrens Saúde
O que a pandemia está fazendo com nossos filhos?
A pandemia da COVID-19 teve um impacto significativo na saúde física e mental das crianças. O encerramento de escolas, o isolamento social e as mudanças nas rotinas diárias contribuíram para aumentar o stress e a ansiedade entre os jovens. Além disso, a pandemia provocou perturbações na educação e nos cuidados infantis, o que pode ter consequências a longo prazo para o desenvolvimento das crianças.
Saúde Física A pandemia levou a um aumento dos comportamentos sedentários e do tempo de ecrã entre as crianças, o que pode contribuir para o aumento de peso e outros problemas de saúde. Além disso, muitas crianças perderam oportunidades de participar em desportos e outras atividades físicas, o que também pode ter um impacto negativo na sua saúde.
Saúde Mental A pandemia tem sido um período muito estressante para as crianças e muitas estão enfrentando níveis crescentes de ansiedade, depressão e solidão. Em alguns casos, as crianças podem até desenvolver transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) como resultado da pandemia.
Educação O encerramento e a interrupção das escolas tiveram um impacto significativo na educação das crianças. Muitas crianças ficaram para trás nos estudos e algumas podem até precisar repetir o ano. Além disso, a pandemia aumentou a disparidade de desempenho entre estudantes de famílias ricas e pobres.
Cuidados infantis A pandemia também causou interrupções no cuidado das crianças para muitas famílias. Isto pode dificultar o trabalho dos pais ou a frequência à escola e também pode aumentar o stress das crianças.
As consequências a longo prazo da pandemia na saúde e no desenvolvimento das crianças ainda são desconhecidas. No entanto, é claro que a pandemia teve um impacto significativo nos jovens e será importante continuar a apoiar as crianças e as famílias durante este período difícil.
Aqui estão algumas coisas que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a lidar com a pandemia: *
Converse com seus filhos sobre a pandemia. Ajude-os a compreender o que está acontecendo e por que é importante tomar precauções.
*
Incentive seus filhos a expressar seus sentimentos. Deixe-os saber que não há problema em ficar triste, com raiva ou com medo.
*
Ajude seus filhos a permanecerem ativos e engajados. Certifique-se de que eles tenham oportunidades de brincar e aprender, mesmo que não possam ir à escola.
*
Limite o tempo de tela dos seus filhos. Muito tempo de tela pode causar problemas de saúde e aumentar o estresse.
*
Conecte seus filhos com outras pessoas. Certifique-se de que eles tenham oportunidades de interagir com amigos e familiares, mesmo que seja apenas por meio de chat de vídeo.
*
Procure ajuda profissional se seu filho estiver com dificuldades. Se você está preocupado com a saúde física ou mental do seu filho, converse com um médico ou profissional de saúde mental.