De acordo com a Sociedade Linfoma e Leucemia , o MDS é classificado como sendo de baixo risco ou de alto risco. Casos de baixo risco estão em desenvolvimento lento e geralmente resultam em anemia leve a moderada . Embora um pouco debilitado , as células do sangue e plaquetas afetados continuam a entrar na corrente sanguínea , fornecendo oxigênio para a geração de celular, combate a infecções e auxiliando na coagulação do sangue . De alto risco MDS causa uma depleção de elementos sanguíneas maduras e um aumento na imaturos células " explosão" , que resulta em anemia grave e, possivelmente, a leucemia.
Causas
MDS é mais freqüente em adultos mais velhos , pessoas que tiveram a quimioterapia ou a pessoas que tiveram altos níveis de exposição a certos contaminantes, como pesticidas e benzeno. No entanto , o MDS pode ocorrer em crianças a partir dos 5 . Fatores causais podem incluir uma predisposição genética para irregularidades cromossômicas , doenças do sangue , como anemia e hepatite , e desenvolvimento de leucemia juvenil.
Sintomas
Sinais desta condição não são facilmente detectáveis . Em muitos casos , os sintomas de SMD não são descobertos até que um teste de sangue para outras condições revela sinais de displasia das células sanguíneas. Alguns sintomas de potenciais MDS são similares à anemia , incluindo fadiga crônica e fraqueza, falta de ar, infecções freqüentes , e nódoas negras e hemorragias . Palidez da pele e pequenas manchas sob a pele de sangramento irregular também são sintomas de MDS .
Diagnóstico
Detecção de MDS em crianças pode ser auxiliada por um entendimento de quaisquer condições médicas passadas sintomáticos da displasia das células sanguíneas. Condições anêmicas , história familiar de disfunções das células sanguíneas e certas anomalias fisiológicas pode indicar um potencial para o surgimento da síndrome mielodisplásica em crianças. Exame de características de células do sangue para identificar sintomas de MDS pode incluir contagens de sangue , exames de sangue para eliminar outras causas possíveis , o rastreio do cancro e exame da medula óssea .
Tratamento
Sangue e transfusões de plaquetas são os tratamentos mais comuns do MDS . Os procedimentos de manter uma presença consistente de células sanguíneas saudáveis e plaquetas para contrariar a quebra das células saudáveis. A primeira droga a ser indicado para o MDS é Vidaza ( azacitdine ), que normaliza as características de DNA de células de sangue encontradas na medula óssea . Os recentes avanços na pesquisa de células-tronco oferecem mais opções para o tratamento da síndrome mielodisplásica em crianças.