Pedras nos rins , também conhecido como litíase renal ou litíase urinária , desenvolver nas crianças quando os minerais e substâncias como cálcio, ácido úrico , cistina e oxalato acumular na bexiga , ureter ou rins , a criação de cristal-como pedras . Os sintomas mais comuns de pedras nos rins em crianças incluem sangue na urina , ondas extremas de dor também conhecida como cólica renal , náuseas e vômitos , urgência freqüente de urinar , dor abdominal e dor nas costas. As crianças mais novas podem não apresentar sintomas visíveis de uma pedra nos rins e são diagnosticadas durante o exame de teste por outras razões médicas.
Tratamento
As crianças que pequenas pedras nos rins 5 milímetros ou menores muitas vezes, ser capazes de passar as pedras em casa . O seu pediatra pode recomendar medicamentos anti- inflamatórios não-esteróides para controlar a dor , bem como exigir o aumento da ingestão de líquidos para lavar a pedra do ureter , bexiga ou rins. As crianças que têm pedras nos rins maiores podem precisar se submeter a litotripsia percutânea ou nephrolithotomy para remover as pedras. Litotripsia usa ondas de choque de alta energia para quebrar a pedra em fragmentos menores que são facilmente transmitidas . Nefrolitotomia percutânea envolve pequenos instrumentos telescópicos que são inseridos na pele para remover as pedras . Onda de choque litotripsia pode ser usado em conjunto com nephrolithotomy percutânea para criar pedras menores para a remoção . Ureteroscopia é uma outra opção de remoção que envolve a inserção de instrumentos pequenos telescópico para dentro da uretra , bexiga , uretra e , em seguida, para remover pedras dos rins . Telescópios Ureteroscopia conter câmeras que permitem que os médicos para ver as pedras de obstrução .
Prevenção /solução
Crianças que tiveram pedras nos rins tem um 30 por cento a 65 por cento possibilidade de desenvolver cálculos novamente. A fim de diminuir as chances de que as pedras vão desenvolver de novo, medidas preventivas como o sangue de rotina e exames de urina para os distúrbios metabólicos e aumento da ingestão de líquidos deve ser rigorosamente respeitados. Crianças menores de 5 devem beber pelo menos quatro copos de água por dia , enquanto as crianças entre as idades de 5 e 10 deve beber seis copos de água por dia . Crianças com mais de 10 anos de idade precisam consumir pelo menos oito copos de água diariamente. O aumento da ingestão de líquidos resultará em aumento do fluxo de urina através da bexiga e rins , evitando o acúmulo de minerais e criação de pedras nos rins.
Considerações
Se o seu filho tinha pedras excessivas durante o primeiro episódio e carrega fatores de risco metabólicos, o pediatra pode querer acompanhar o seu filho para evitar que novas pedras de desenvolvimento. Para acompanhar o seu filho de pedras nos rins , o seu pediatra provavelmente vai realizar exames de imagem , como ultra-som , para ver todas as anomalias de desenvolvimento.
Aviso
Crianças que tiveram pedras nos rins e têm aumentado os níveis de cálcio na urina , também conhecido como hipercalciúria , terá que seguir as orientações dietéticas rígidas , além de aumento da ingestão de líquidos. Crianças com hipercalciúria precisa comer uma dieta baixa em sódio, comer alimentos ricos em potássio , como frutas e legumes, e evitar vitamina D e suplementos de cálcio. Se hipercalciúria continua a ser um problema, o seu filho pode precisar de tomar medicação para diminuir os níveis de cálcio.