Ao contrário das mudanças físicas que ocorrem na infância , o desenvolvimento emocional de uma criança é mais difícil de controlar. Como as crianças amadurecem, questões que envolvem a auto-conceito, identidade de gênero e status social estão a desenvolver ao longo do caminho . A maneira como eles se comportam normalmente é um indicador claro de que eles estão lidando com em um nível emocional . A primeira infância é um período de construção de fundação; as lições aprendidas neste momento irá formar o núcleo da personalidade e visão sobre a vida de uma criança.
Função
personalidade ou temperamento de uma criança tem uma influência significativa no desenvolvimento emocional . As crianças que são mais adaptáveis podem progredir de forma mais suave , ao passo que aqueles que são menos sensíveis às novas pessoas e novos ambientes pode ter um tempo mais difícil. Durante a infância e ao longo da infância , as necessidades emocionais das crianças são transportadas através de seu comportamento , uma vez que a comunicação verbal é limitada . A habilidade do pai para compreender e tendem a essas necessidades pode muito bem determinar a saúde emocional geral da criança nos anos posteriores.
Self- Concept
Ao longo primeira infância , cada experiência uma criança tem trabalhos para desenvolver o auto-conceito . As interações com os pais, outras crianças e adultos , tudo contribui para um sentimento de auto como a criança experimenta interações sociais e emocionais com outras pessoas. Os bebês começam a expressar sentimentos de ansiedade de separação como eles vêm de se relacionar com o pai , enquanto que as crianças que são olhar de 2 a 3 anos para estabelecer um senso de independência . Esta necessidade de um senso de independência marca os estágios iniciais de auto- conceito em uma criança.
Identidade de Gênero
senso de identidade de gênero de uma criança começa a tomar forma como cedo quanto 18 meses e dois anos de idade . É neste momento que a criança começa a associar a imagem de seu corpo com o gênero . Os papéis que vão junto com o gênero também são incorporados em identidade de gênero de uma criança. Os pais servem de modelo a este respeito , ou seja, a criança vai incorporar aspectos da conduta dos pais em um sentido de identidade de gênero. Como resultado , as características emocionais do pai tornar-se uma parte do desenvolvimento de identidade de gênero da criança.
Interação Social
desenvolvimento social em uma criança começa a tomar forma entre as idades de dois e três , que começam a interagir com outras crianças. É nessa época que as crianças aprendem a resolver conflitos e como compartilhar com os outros pertences . Essas experiências proporcionam às crianças oportunidades para o desenvolvimento emocional dentro de um ambiente social. Questões que envolvem a auto-conceito e identidade de gênero também vai entrar em jogo como eles aprendem a interagir com outras crianças .