Desde apraxia varia muito entre os indivíduos, o fonoaudiólogo avalia cuidadosamente cada criança para avaliar suas áreas específicas de dificuldade. O terapeuta exclui perda auditiva e verifica a existência de fraqueza muscular facial e as dificuldades de coordenação. Ela determina o quão bem a criança usa vogais e consoantes sons , como ele é proficiente em falar palavras e frases , e como ele usa tom e pausas enquanto fala.
Frequency
de acordo com a American Speech- Language-Hearing Association , a pesquisa mostra que as crianças com apraxia ter mais sucesso quando receber tratamento intensivo entre três e cinco vezes por semana. Eles também fazem melhor quando o terapeuta trabalha com eles um a um , e não em grupos. Nestas sessões , a criança deve estar falando a maior parte do tempo. O terapeuta pode configurar situações de jogo onde a criança pode repetir nomes de objetos e ações. A criança também pode gostar fingindo falar por bonecas e bichos de pelúcia .
Específicos
As práticas criança diversos aspectos da fala durante as sessões de terapia. Ela pode observar -se no espelho , aprendendo a moldar sons de forma mais eficaz , observando os lábios e movimento da língua. Ela aprende a integrar sensações táteis da boca , lábios, língua e dentes , porque algumas crianças com apraxia não aprendeu como usar uma determinada área oral de forma eficaz . Por exemplo, ela pode não entender como tocá-la língua no céu da boca. Os treinadores terapeuta dela na mudança de seus movimentos da boca para melhorar o seu discurso .
Família Participação
As famílias podem ajudar no processo de terapia fonoaudiológica. O terapeuta pode dar os projetos da família para ajudar o progresso da criança em casa. Pais de crianças com apraxia deve perceber que a melhoria leva tempo e empenho, e que a criança precisa de um ambiente favorável. Também deve haver um equilíbrio entre a prática intensiva e descanso, para que a criança não se torna cansado e desanimado.
Melhorias
Como as crianças com apraxia melhorar , podem ter sessões de terapia menos freqüentes e , eventualmente, passar para a terapia de grupo . Após a terapia da fala é interrompido , a criança deve ser reavaliada no futuro para garantir que nenhum novas dificuldades estão em desenvolvimento e sem problemas anteriores são recorrentes .