dor abdominal funcional ( distúrbios gastrintestinais funcionais pediátricos ) engloba uma variedade de problemas digestivos que afetam as crianças desde a infância em sua adolescência . Quando o médico exclui uma anormalidade estrutural ou uma causa bioquímica por exames, exames de sangue e raios-X , ela pode sugerir que o seu filho está sentindo dor abdominal funcional. Ao invés de ser causada por algo visível, uma perturbação funcional refere-se a uma alteração na forma como o corpo funciona.
Sintomas
dor abdominal funcional em crianças é tipicamente caracterizada por sintomas recorrentes , incluindo náuseas, vômitos, constipação, diarréia, ou uma combinação de todos estes. Se a criança apresentar sintomas como sangue nas fezes , perda de peso involuntária , diarréia severa ou vômito e febre inexplicável , o médico pode imediatamente outro teste para outras condições .
Explicando a Condição
de acordo com o American College of Gastroenterology , a criança afetada e sua família devem ser educados sobre a dor abdominal funcional , a fim de tratar completamente a doença. O médico deve tranquilizar o seu filho que, embora a dor é real , provavelmente não há razão para se preocupar com uma doença grave . A dor de estômago pode ser comparada a dores de cabeça causadas por tensão muscular ao invés de um tumor.
Efeitos Colaterais
Embora a dor abdominal funcional não é mortal , pode negativamente afectar o seu filho tanto física como psicologicamente . Ela pode afetar o apetite , causa -lhe perder em esportes , atividades sociais e escola, interferir com os seus padrões de sono , ou causar depressão ou ansiedade. Por outro lado , a dor abdominal funcional poderia decorrer de uma condição psiquiátrica , como depressão ou ansiedade pré-existentes .
Lidar
Dependendo do caso , eliminando gorduroso ou alimentos condimentados , bebidas gaseificadas , cafeína ou lactose pode ajudar a reduzir a dor abdominal funcional. Medicamentos como laxantes , anti- diarrheals e redutores de ácido também pode ajudar. O aconselhamento psicológico (com aulas sobre relaxamento ou até mesmo hipnose ) pode ajudar o seu filho se sua dor abdominal funcional é desencadeada por ansiedade ou depressão.