Quase 50% das crianças em doses mais elevadas de Dilantin desenvolver tecido gengival alargada (hipertrofia da gengiva) . Escovação freqüente e uso do fio dental diariamente vai ajudar a controlar esse efeito colateral , mas não podem eliminar o problema. Hipertrofia grave pode exigir a remoção cirúrgica do excesso de tecido gengival . Além disso, muitas vezes provoca Dilantin excesso de pêlos a crescer nos braços e costas das crianças. Se for utilizado durante um longo tempo , pode causar um espessamento gradual das partes da face, incluindo os lábios . Vários casos de acne também têm sido relatados.
Menos Efeitos colaterais comuns
Dilantin diminui a contagem de glóbulos em algumas crianças. Como isso pode afetar sua capacidade de combater infecções e coágulos de sangue , crianças que tomam este medicamento deverão realizar hemogramas periódicos. Crianças acamados ou aqueles que têm exposição freqüente ao sol também devem ter sua cálcio sérico e níveis de fósforo verificadas regularmente desde Dilantin às vezes afeta o metabolismo da vitamina D .
Minimizando efeitos colaterais
Para minimizar os efeitos colaterais , a maioria dos médicos iniciar crianças em doses baixas de Dilantin e , então, aumentar , gradualmente, a prescrição até que os efeitos desejados são alcançados . As crianças geralmente começam o tratamento diário em 5 miligramas para cada quilo (cerca de 2 libras) de peso corporal. Tomando Dilantin em duas ou três doses iguais , ao invés de uma vez por dia , também pode ajudar a reduzir o risco de efeitos colaterais . Se Dilantin é tomado em forma líquida , é importante para agitar bem o frasco antes de medir direito . Os ingredientes activos tendem a depositar , conduzindo a uma concentração mais elevada na parte inferior da garrafa , se o líquido não é muito bem misturado de cada vez .
Reacções alérgicas
Uma minoria de crianças vai ser alérgico a Dilantin . O sinal mais comum de alergia é uma erupção cutânea que se parece com o sarampo. A erupção irá aparecer a partir de uma a três semanas depois do início do tratamento . A febre também podem ocorrer. Se você suspeitar de uma reação alérgica, ligue para o seu pediatra imediatamente.
Aviso
Dilantin não deve ser administrado por via oral, para bebês. Porque eles não absorvê-lo , bem como as crianças mais velhas , eles são mais propensos a efeitos colaterais e convulsões.