De acordo com o Journal of Biology , o momento do tratamento do câncer tem um impacto sobre as complicações posteriores. Os muito jovens parecem especialmente vulneráveis ao câncer do sistema nervoso central e seus tratamentos .
Efeitos neurológicos
quimioterapia pode causar neurotoxicidade grave , levando a um declínio nas capacidades cognitivas , diminuindo escores de QI . Talvez 40 por cento das crianças tratadas com quimioterapia têm QI inferior a 85 .
Tipos
deficiências neurológicas da quimioterapia podem incluir perda de memória de curto prazo , o processamento baixou velocidade e dificuldade de atenção e concentração , de acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica.
Outros efeitos
a Resource Center Pediatric- Oncologia cita quimioterapia como uma causa para o motor fraqueza , perda de audição , fadiga e irritabilidade , bem como baixo desempenho escolar .
Significado
Como estudos anteriores encontraram efeitos colaterais significativos de longo prazo da radiação do sistema nervoso central, tornou-se padrão para a utilização de quimioterapia de dose elevada , especialmente em pessoas muito jovens . No entanto, é um equilíbrio difícil para os médicos para salvar seus pacientes com câncer de jovens, enquanto considerando os efeitos secundários graves que podem durar anos após o término do tratamento .