Durante a gravidez o feto desenvolve tecido que molda a boca e lábios. Em alguns casos , no entanto, um bebê não vai desenvolver o tecido suficiente para formar a boca ou nos lábios , resultando em uma fissura labial ou palatina .
Hereditariedade
Cleft paladares ou lábios leporinos são mais comuns entre alguns grupos culturais, incluindo as crianças dos nativos americanos, latinos ou asiáticos culturas . Lábio leporino ou lábios também são mais prováveis de ocorrer quando os bebês têm pelo menos um pai que teve uma fenda palatina ou lábio .
Genes
Um ou ambos os pais devem levar o gene para o defeito de nascimento para o bebê a desenvolver uma fissura labial ou palatina devido a um gene . A Clínica Mayo afirma que quando o gene está presente um dos fatores ambientais externos que despertam esse gene deve, então, ser evidente; no entanto, Medical News Today indica que a pesquisa sugere que os genes mutantes podem afetar ou não um bebê desenvolve uma fenda palatina sem a presença das questões ambientais para provocá-lo .
Drogas e Álcool
Babies
que estão expostos ao uso ilegal de drogas pela mãe, álcool ou alguns medicamentos podem ser mais propensos a desenvolver um lábio leporino ou no útero. Além disso , o tabagismo pela mãe e alguns vírus obtidos pela mãe durante a gravidez pode afetar genes que causam uma fenda palatina ou lábio . Isso geralmente ocorre nos primeiros três meses de gravidez , como tecidos estão se formando.
Nutrição
A Clínica Mayo indica que a alimentação da mãe pode ter um efeito sobre o desenvolvimento de uma fenda palatina ou lábio . Este inclui uma deficiência em ácido fólico nutriente . Estudos do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental têm mostrado que o ácido fólico reduz a ocorrência de alguns defeitos de nascimento em populações que têm um elevado número de bebês que nascem com lábio leporino ou fenda labial . Portanto, os estudos afirmam que um aumento do ácido fólico como uma vitamina oral ou através da nutrição normal serve para prevenir ou reduzir a gravidade dos lábios leporinos ou paladares em bebês.