A experiência de jogo típico envolve o monitoramento jogador e controlar as ações dos personagens na tela usando um joystick ou controlador de jogo. Um jogador deve manter o olho na tela ao mesmo tempo, usando o dispositivo de mão para mover o personagem em direção a um objetivo pretendido . . Essas atividades podem construir as habilidades motoras finas e habilidade espacial
aumento na auto -confiança
Independentemente do tema ou linha de história , a maioria dos jogos de vídeo têm o mesmo objetivo : para alcançar um objetivo pretendido , trabalhando através de uma série de missões ou puzzles. Jogos de vídeo podem dar às crianças com inferioridade complexos a oportunidade de fazer conquistas em um ambiente virtual seguro . Algumas crianças , depois de jogar alguns jogos , aprender a lidar com problemas de auto- confiança e ganhar presença em situações sociais.
Chance de se relacionar com familiares
como uma criança aprende a dominar um jogo de vídeo favorito, ele pode se sentir obrigado a compartilhar essas conquistas com os outros membros da família , geralmente irmãos ou pais . Ele vai ganhar o prazer de a oportunidade de ensinar novas habilidades para o resto da casa. Isso também pode membros imediatas da família a se envolver em novos jogos juntos.
Resolução de Problemas e Logic
Alguns jogos são projetados para incentivar o pensamento abstrato , a fim de avançar o enredo . Usando a lógica para resolver enigmas e problemas em um ambiente virtual pode equipar uma criança com as habilidades para aplicar o pensamento abstrato para o mundo real.
Interactive Entertainment
Videogames oferecem crianças não apenas para observar um ambiente ( como ao assistir televisão ), mas para realmente interagir com um meio de entretenimento . Todos os jogos de vídeo requerem algum grau de interação mental; alguns jogos (como o Wii jogos de console ) requerem interação física também. Jogos de vídeo pode ser uma alternativa menos passiva de programas de TV e DVD.