Uma das consequências graves da pobreza sobre o desenvolvimento da criança é na saúde física . Há um aumento mais elevado de mortalidade infantil entre crianças de nível socioeconômico mais baixo , de acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia . Esta acredita-se ser devido a um aumento do risco de morte acidental e uma falta de intervenção precoce da doença . Muitas famílias pobres não podem pagar a cobertura de saúde privada e se o fizerem , a cobertura pode ser inadequada . Isto significa que as crianças não têm os recursos para a detecção precoce e tratamento de problemas de saúde.
Os pais que apenas ganhar dinheiro suficiente para viver em bairros pobres e não podem pagar para manter a sua casa colocar físico de seus filhos saúde em risco. De acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia , as crianças pobres correm o risco de asma, níveis mais elevados de chumbo no sangue e doença respiratória.
Habilidades de Comunicação
Há estudos para apoiar o argumento de que as crianças de famílias de baixa renda, desenvolver habilidades de comunicação em um ritmo muito mais lento do que os de famílias de classe média , de acordo com a Universidade da Pensilvânia, do Centro de Neurociências Cognitivas . Uma criança de uma família de classe média tem o dobro da quantidade de palavras em seu vocabulário de uma criança de baixa renda. A criança em situação de pobreza também pode ter um baixo poder de concentração na escola, podem ter dificuldades em lembrar de detalhes e pode não ter a capacidade de planejar , assim como uma criança de uma família rica. A Universidade do Centro de Pensilvânia para Neurociência Cognitiva afirma as principais razões para essa falta de desenvolvimento da comunicação são a desnutrição , o aumento do estresse , a falta de pais educados e um ambiente tóxico .
Acadêmico Desenvolvimento
uma criança de uma família de baixa renda é duas vezes mais provável que uma criança de classe média a abandonar a escola, ser suspenso ou expulso ou a repetir um ano , de acordo com o site StateUniversity.com . Eles também são mais propensos a ter problemas de atenção e aprendizagem. Há várias razões para isso. Os pais que são pobres são mais propensas a ter uma saúde pior emocional e físico , o que pode afetar uma criança emocionalmente e cognitivamente . O pai é menos provável de ser capaz de fornecer um ambiente familiar estimulante para a criança a ser encorajados a estudar . Além disso, viver em um bairro pobre com altos índices de criminalidade e recursos de baixo da comunidade ( tais como uma biblioteca pública e centro comunitário ) pode afetar o desenvolvimento acadêmico de uma criança.
Saúde Mental
de acordo com o Centro Nacional de Crianças em Situação de Pobreza , uma criança de uma família de baixa renda é mais propensos a desenvolver problemas comportamentais que impactam negativamente o seu desenvolvimento em saúde mental. Problemas de comportamento mental incluem TDAH , depressão , ansiedade, agressividade e alterações de humor . A pesquisa mostra que quase 50 por cento dos problemas de comportamento de uma criança de baixa renda desenvolve pode ser prevenida com a parentalidade adequada , afirma o Centro Nacional de Crianças em Situação de Pobreza . No entanto , os pais de baixa renda podem se estar sofrendo de transtornos mentais e não ser capaz de dar aos seus filhos a atenção que precisam.