Porque PVL afeta a substância branca que é responsável por transmitir os sinais nervosos entre o cérebro ea medula espinhal, PVL pode levar a problemas com o movimento e atividade muscular . Os bebês podem deixar de engatinhar, sentar ou ficar como deveriam. As crianças afetadas podem ter atividade muscular apertado ou espástica . Os músculos também pode ser lento e sem resposta. As crianças podem não ser capazes de coordenar os movimentos motoras finas e grossas . Distúrbios motores e até paralisia cerebral pode haver efeitos a longo prazo , especialmente se o desenvolvimento físico não é acompanhada de perto .
Desenvolvimento Mental
Dependendo quais partes do cérebro eram afetados pela PVL no feto ou recém-nascido , o bebê pode ter atraso no desenvolvimento mental, como ele cresce. Ele pode não pegar habilidades verbais ou pensando em um horário normal de desenvolvimento, têm déficits intelectuais ou ter problemas de aprendizagem . Aquisição de novas competências leva mais tempo do que para as crianças nonaffected .
Problemas de visão
A falta de oxigênio para áreas específicas do cérebro pode causar dificuldades de visão e audição . Problemas de visão podem incluir disfunção cerebral visual, perda de partes do campo de visão , atrofia, estrabismo e nistagmo, de acordo com a VI Escócia, uma organização que oferece apoio a crianças com deficiência visual. Com deficiência visual cerebral, a doença não costuma piorar mas faz reconhecer objetos difícil.
Ouvindo Distúrbios
Perda de audição também está associada com PVL se áreas associadas do cérebro foram afetadas . A deficiência auditiva vai afetar a capacidade da criança para falar ou desenvolver as competências linguísticas em geral. A perda auditiva deve ser tratada separadamente de outras questões PVL e não piorar como resultado de LPV.