Ter o seu filho ficar de pé , distribuindo uniformemente o peso entre ambos os pés. Examine cuidadosamente o contato de cada pé com o solo . Olhar para a ausência de um arco sobre a parte inferior de ambos os pés . Se não houver um arco , todo o pé irá entrar directamente em contacto com o solo . É importante examinar os pés quando a criança está tendo peso sobre eles, porque pode aparecer nos pés têm arcos , quando uma criança está sentada , mesmo que a criança tem de facto flatfeet .
2
Próxima , molhar os dois pés do seu filho e tê-lo de pé sobre uma superfície seca . Peça-lhe para se afastar , e examinar as pegadas molhadas. Se todo o contorno do pé deixa uma impressão , isto é uma indicação de flatfeet . Pés com arcos normalmente desenvolvidos só vai deixar uma marca dos dedos dos pés , calcanhares e pastilhas dianteiras no pé.
3
Pergunte ao filho se ele está com alguma dor pé incomum. Isto poderia incluir calcanhar ou dor no tornozelo , e é comumente exacerbada após longos períodos de caminhar ou correr . A criança também pode queixar-se de dor do lado de fora do pé, tais como dores na parte inferior das costas , quadris e joelhos , por causa do funcionamento atípico do pé quando a criança corre .