casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Babies Saúde
O pai ab positivo e b pode ter um bebê negativo?
Sim, é possível que pais com tipos sanguíneos A positivo e B negativo tenham um filho com tipo sanguíneo O negativo.
O tipo sanguíneo é determinado pela presença ou ausência de dois antígenos, A e B, na superfície dos glóbulos vermelhos. Uma pessoa com sangue A positivo possui o antígeno A e o fator Rh (uma proteína na superfície dos glóbulos vermelhos), enquanto uma pessoa com sangue B negativo possui apenas o antígeno B e não possui o fator Rh.
Uma criança herda um alelo de tipo sanguíneo de cada pai. Se o progenitor A positivo contribuir com o alelo A e o progenitor B negativo contribuir com o alelo O, a criança terá sangue A positivo. No entanto, se o progenitor A positivo contribuir com o alelo A e o progenitor B negativo contribuir com o alelo B, a criança terá sangue B positivo.
Finalmente, se o progenitor A positivo contribuir com o alelo O e o progenitor B negativo contribuir com o alelo B, a criança terá sangue B negativo. Se ambos os pais contribuírem com o alelo O para a criança, a criança terá sangue O negativo.
Portanto, é possível que pais com tipos sanguíneos A positivo e B negativo tenham um filho com sangue O negativo, mas esse não é o resultado mais comum.