casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Babies Saúde
Como um raio X danifica o feto?
Raios X são um tipo de radiação eletromagnética, como luz visível e microondas. No entanto, os raios X têm comprimentos de onda muito mais curtos que a luz visível e podem, portanto, penetrar mais profundamente na matéria. Isso os torna úteis para imagens médicas, pois podem ser usados para ver o interior do corpo.
Os fetos são mais vulneráveis aos efeitos dos raios X porque as suas células ainda estão em desenvolvimento e em divisão. A exposição aos raios X pode danificar essas células e causar defeitos congênitos, incluindo:
Microcefalia: Condição em que a cabeça do bebê é anormalmente pequena
Retardo mental: Uma condição em que o desenvolvimento intelectual do bebê está atrasado
Câncer: Os raios X podem aumentar o risco de certos tipos de câncer, incluindo leucemia e câncer de tireoide
A quantidade de danos causados pelos raios X depende da dose de radiação e da idade do feto. Quanto maior a dose de radiação, maior o risco de danos. E quanto mais cedo na gravidez o feto for exposto à radiação, maior será o risco de danos.
Por estas razões, é importante evitar radiografias desnecessárias durante a gravidez. Se você está grávida ou pensa que pode estar grávida, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de fazer um raio-X.
Aqui estão algumas maneiras de reduzir o risco de exposição aos raios X em bebês em gestação:
*
Informe o seu médico se estiver grávida ou se achar que pode estar grávida. Isto ajudará o seu médico a decidir se um raio X é necessário e, em caso afirmativo, que precauções tomar.
*
Pergunte sobre métodos de imagem alternativos. A ressonância magnética (MRI) e o ultrassom são dois métodos de imagem que não utilizam radiação. Muitas vezes são mais seguros para mulheres grávidas do que os raios X.
*
Se você precisar fazer um raio X, pergunte sobre a dose de radiação. Quanto menor a dose, menor o risco de danos ao seu bebê.
*
Fique perto da máquina de raio X durante o procedimento. Isso ajudará a minimizar a quantidade de exposição à radiação do seu bebê.
*
Evite radiografias desnecessárias. Isso inclui a realização de radiografias dentárias, a menos que sejam absolutamente necessárias.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a reduzir o risco de exposição aos raios X do seu feto.