casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Babies Saúde

O que faz com que um bebê tenha um corpo de tamanho normal e uma cabeça muito pequena antes do nascimento?

A microcefalia é uma condição na qual a cabeça do bebê é significativamente menor que o normal. Pode ocorrer antes do nascimento (microcefalia congênita) ou desenvolver-se após o nascimento (microcefalia adquirida).

A microcefalia congênita geralmente é causada por fatores genéticos, como mutações em certos genes envolvidos no desenvolvimento do cérebro. Também pode ser causada por infecções durante a gravidez, como vírus Zika, rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose. Outros fatores que podem aumentar o risco de microcefalia congênita incluem uso de álcool, uso de drogas e desnutrição durante a gravidez.

A microcefalia adquirida pode ser causada por vários fatores, incluindo traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral, meningite, encefalite e certos distúrbios genéticos. Também pode ocorrer como resultado de certos medicamentos, radioterapia ou exposição a toxinas.

A microcefalia pode levar a vários problemas, incluindo deficiência intelectual, atrasos no desenvolvimento, convulsões e problemas de visão. A gravidade dos problemas depende do grau da microcefalia e da causa subjacente.

Não há cura para a microcefalia, mas existem vários tratamentos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças com a doença. Esses tratamentos incluem serviços de intervenção precoce, educação especial e tecnologia assistiva.