casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Babies Saúde
SE a mãe for B plus e o pai for B- OU A- há risco de ter um bebê?
Sim, existe o risco de ter um bebé com um tipo sanguíneo diferente se a mãe for B positiva e o pai for B negativo ou A negativo. Isso ocorre porque a mãe é B positiva, o que significa que ela tem antígenos do fator B e Rh (D) em seus glóbulos vermelhos. O pai é B negativo, o que significa que ele tem apenas o antígeno B, mas nenhum antígeno D, ou A negativo, o que significa que ele tem apenas o antígeno A e nenhum antígeno D.
Quando uma mãe B positiva e um pai B negativo ou A negativo têm um filho, há 25% de chance de o bebê ser B negativo, o que significa que o bebê terá apenas antígeno B e nenhum antígeno D. Isso pode levar a uma condição chamada incompatibilidade Rh, na qual o sistema imunológico da mãe pode produzir anticorpos contra as células sanguíneas Rh negativas do bebê, causando anemia hemolítica no bebê.
Para evitar isso, mulheres grávidas com Rh positivo e portadoras de feto Rh negativo podem receber um medicamento chamado RhoGAM. Este medicamento ajuda a suprimir a resposta imunológica da mãe às células sanguíneas Rh negativas, reduzindo o risco de anemia hemolítica no bebê.