casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Babies Saúde
Um pai positivo e uma mãe B podem dar O bebê?
Sim, é possível.
O grupo sanguíneo O é o tipo sanguíneo mais comum em humanos e pode ser herdado dos pais A ou B, bem como dos pais O. Quando um pai A e um pai B têm um filho, a criança pode ter tipo sanguíneo A ou B, ou possivelmente AB se ambos os pais forem heterozigotos para seu respectivo grupo sanguíneo (ou seja, têm um alelo A e um alelo O, ou um alelo B). alelo e um alelo O).
Nesse caso, se tanto o pai (que é A positivo) quanto a mãe (que é B) são heterozigotos para seus grupos sanguíneos, o que significa que cada um deles tem um alelo A e um alelo O, então é possível que eles tenham um criança com grupo sanguíneo O. Isso porque, nesse cenário, há 25% de chance de cada filho herdar o alelo O do pai e da mãe.
O tipo sanguíneo é determinado pela presença de proteínas específicas, chamadas antígenos, na superfície dos glóbulos vermelhos. Um positivo indica a presença do fator Rhesus (Rh) na superfície dos glóbulos vermelhos, enquanto um negativo indica a ausência do fator Rh. No caso do fator Rh, um indivíduo pode ser Rh positivo (Rh+) ou Rh negativo (Rh-), dependendo de ter herdado ou não o gene do antígeno Rh.