casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Babies Saúde
O que acontece com o feto se a mãe não for vacinada com RH Gram?
Se a mãe for Rh negativo e o feto for Rh positivo, o sangue deles pode se misturar durante a gravidez ou o parto. Isso pode fazer com que o sistema imunológico da mãe produza anticorpos contra o fator Rh, que pode atravessar a placenta e atacar os glóbulos vermelhos do feto. Esta condição é chamada de doença Rh (incompatibilidade do fator Rh) ou eritroblastose fetal.
A doença Rh pode causar anemia no feto e no recém-nascido. Também pode causar icterícia, uma condição na qual a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas devido ao acúmulo de bilirrubina, um resíduo da degradação dos glóbulos vermelhos. Em casos graves, a doença Rh pode causar insuficiência cardíaca, danos cerebrais ou até morte.
Para prevenir a doença Rh, as mães Rh negativas geralmente recebem uma injeção de imunoglobulina Rh (RhIg) por volta das 28 semanas de gravidez e após o parto de um recém-nascido Rh positivo. O RhIg se liga a quaisquer glóbulos vermelhos Rh-positivos que possam ter entrado na circulação da mãe e impede que o sistema imunológico produza anticorpos contra eles.