casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Babies Saúde
Você consegue descobrir antes dos 3 meses se o bebê tem síndrome de Down?
Existem vários testes pré-natais que podem ser usados para rastrear a síndrome de Down antes dos 3 meses de gravidez. Esses testes não são diagnósticos, mas podem fornecer informações sobre o risco de ter um bebê com síndrome de Down.
Rastreamento no primeiro trimestre A triagem do primeiro trimestre é uma combinação de exames de sangue e ultrassom que pode ser feita entre 11 e 14 semanas de gravidez. Os exames de sangue medem os níveis de certos hormônios no sangue da mãe, e o ultrassom mede a espessura da prega nucal do bebê (a pele da nuca do bebê). Um aumento na espessura da prega nucal pode ser um sinal de síndrome de Down.
Testes de DNA sem células O teste de DNA livre de células é um exame de sangue que pode ser feito já na 10ª semana de gravidez. Este teste analisa o DNA do bebê que circula no sangue da mãe. Se o bebê tiver síndrome de Down, haverá um aumento na quantidade de DNA do cromossomo 21 no sangue da mãe.
Testes pré-natais não invasivos (NIPT) NIPT é um tipo mais recente de teste de DNA livre de células que é mais preciso do que o teste tradicional de DNA livre de células. O NIPT pode ser realizado a partir das 9 semanas de gravidez e pode detectar a síndrome de Down com alto grau de precisão.
Testes de diagnóstico Se os resultados dos testes de triagem forem positivos, o médico poderá recomendar testes de diagnóstico. O teste de diagnóstico envolve coletar uma amostra do líquido amniótico ou da placenta e testá-la para detectar a síndrome de Down. O teste de diagnóstico é a única maneira de diagnosticar definitivamente a síndrome de Down.
É importante lembrar que estes testes não são 100% precisos. Sempre há uma chance de um resultado falso positivo ou falso negativo. Se você está preocupado com o risco de ter um bebê com síndrome de Down, converse com seu médico sobre quais exames são adequados para você.