casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Babies Saúde

Almofadas para bebês:são seguras?

Geralmente, os travesseiros não são recomendados para bebês menores de 1 ano, pois podem representar risco de asfixia. Além dos travesseiros planos tradicionais, outros materiais de cama macios, como edredons, cobertores e pele de carneiro, também devem ser evitados no berço ou berço do bebê.

Aqui estão algumas das razões pelas quais os travesseiros não são seguros para bebês:

1. Risco de sufocamento:As vias respiratórias do bebê são pequenas e qualquer objeto que obstrua sua respiração pode causar asfixia. Os travesseiros podem cobrir o rosto do bebê e bloquear as vias respiratórias, dificultando a respiração.

2. Aumento do risco de SIDS (Síndrome da Morte Súbita Infantil):Estudos demonstraram que colocar travesseiros ou outros objetos macios no berço do bebê aumenta o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SIDS). A SIDS é a principal causa de morte em crianças com menos de um ano de idade e está frequentemente associada a ambientes inseguros para dormir.

3. Alinhamento da cabeça e pescoço:As cabeças dos bebês são desproporcionalmente grandes em comparação com o corpo e os músculos do pescoço ainda estão em desenvolvimento. Usar um travesseiro pode distender o pescoço e interferir no alinhamento adequado da cabeça e do pescoço. Isso pode levar a problemas de desenvolvimento e desconforto.

4. Superaquecimento:Os travesseiros podem reter o calor e causar superaquecimento do bebê, aumentando o risco de doenças relacionadas ao calor.

Em vez de usar travesseiros, os especialistas recomendam colocar os bebês para dormir em uma superfície firme e plana, como um berço ou colchão. Deve-se usar um lençol justo para cobrir o colchão e nenhum outro material de cama solto deve estar presente no berço.