De acordo com o relatório do Surgeon General de 2004, sobre os efeitos do tabagismo durante a gravidez , o tabagismo da mãe aumenta o risco de complicações na gravidez, morte fetal e síndrome de morte súbita infantil (SMSI) .
nicotina
o relatório do Surgeon General informa que a nicotina nos cigarros pode causar restrições nos vasos sanguíneos do cordão umbilical e do útero , resultando em diminuição de oxigénio para o feto.
Teorias /especulação
Em março de 2005 o " Journal of the American Medical Association " (JAMA) publicou os resultados de um estudo espanhol preliminar , que concluiu que tabagismo materno pode estar ligado à instabilidade cromossômica , possivelmente resultando em um aumento do risco de neoplasias pediátricas.
baixo peso dos bebês
O relatório 2004 Surgeon general informa que as pessoas nascidas de mães que fumam têm menor peso ao nascer . Estas são uma das principais causas de morte infantil .
Considerações
Outros efeitos nocivos do tabagismo materno incluem a introdução de nicotina para o leite materno da mãe e da redução potencial da função pulmonar da criança.