O leite materno contém imunoglobulinas humanas , ou anticorpos cujos níveis aumentam com a exposição materna aos germes específicos. Os níveis são especialmente alto nos primeiros três a cinco dias após o bebê nasce . Alguns níveis de anticorpos permanecem elevados no leite durante o primeiro ano de um bebê de enfermagem.
Lisozima
O leite materno contém grandes quantidades de uma enzima digestiva chamada lisozima , que afeta os tipos de bactérias no trato digestivo de um bebê, incentivando o crescimento de bactérias benéficas .
fatores de crescimento
o leite materno contém fatores de crescimento que aumentam os níveis de lactobacillae , que previne a infecção por bactérias nocivas . Os bebês alimentados com fórmula têm níveis mais baixos de lactobacillae .
Lactoferrin
lactoferrina , uma proteína que se liga de ferro, também é encontrado no leite materno. Ele estimula as bactérias saudáveis no intestino e atua como um antibiótico para E. coli e estafilococos . Níveis de lactoferrina permanecem elevados no leite durante o primeiro ano de vida de um bebê de enfermagem.
Vitaminas e Minerais
O leite materno contém as vitaminas e minerais adequados para bebês humanos para o desenvolvimento de órgãos e sistemas imunes fortes para resistir a todos os tipos de infecções . As mudanças de leite e se ajusta às necessidades do bebê , uma vez que cresce.