Concerta é um medicamento de prescrição usado frequentemente como uma forma de tratamento para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade . A droga funciona ao afetar o sistema nervoso central como um estimulante e contém metilfenidato . Também foi aprovado para o tratamento de narcolepsia e outros comportamentos de humor .
Concerta e perder peso
Mesmo que Concerta começou como uma maneira de tratar o TDAH em jovens crianças, há pesquisas que mostram um efeito colateral comum de tomar o medicamento é a perda de peso. Em estudos recentes que envolvem o uso de Concerta em adultos , mais de 6 por cento dos participantes perderam peso. Enquanto isso, houve uma taxa de 4 por cento de diminuição do apetite entre as crianças. No entanto, Concerta ainda não foi aprovado pelo FDA como um medicamento para perda de peso.
Perigos
Com qualquer outro medicamento , geralmente há efeitos colaterais. Efeitos colaterais comuns de tomar Concerta incluem ansiedade, dor de cabeça, insônia , dor de estômago e náuseas. Outros efeitos incluem agressão , pressão arterial alta , espasmos musculares , retardo do crescimento , diarréia , visão turva e depressão. Porque a droga não tenha sido aprovado pela FDA como um tratamento de perda de peso, há perigos adicionais. Se abusado em doses elevadas , pode se tornar fisicamente viciante e pode aumentar o risco de desenvolvimento de complicações cardíacas .
Outras precauções
pessoas que foram diagnosticadas com hipertireoidismo, bipolar desordem , convulsões, hipertensão ou doença cardiovascular deve ter muito cuidado ao tomar este medicamento. Os relatórios indicam uso Concerta tenha causado ou intensificado comportamento psicótico . Em geral , os estimulantes são conhecidos por trazer tiques ( contrações musculares ) em pacientes com síndrome de Tourette . Os sintomas de uma sobredosagem incluem alucinações , vômitos e sudorese, e não há antídoto conhecido .
Especialista introspecção
Muitos especialistas em saúde acreditam que não é seguro para uso como Concerta uma maneira de perder peso. Os estimulantes podem ser facilmente abusado dessa forma e só deve ser tomado como prescrito para uma condição real, como ADHD ou ADD . Nas pesquisas , os estudantes universitários do sexo feminino têm admitido a abusar da droga para ajudá-los a estudar e como um efeito colateral , ele também ajudou a ficar fina. Alguns têm dito é por isso que eles continuaram a usar a droga , mesmo depois de já não precisava de ajuda com o estudo , criando, assim, um caminho para o vício.