Para os iogues , praticando a respiração controlada é a chave para uma boa saúde. Entre outras coisas, simplesmente controlando sua respiração , você pode aumentar a sua energia, aumentar a consciência e foco e cair em um profundo relaxamento . De acordo com Tony Briggs, em um artigo no Jornal Yoga , é importante para a prática de pranayama diária. Praticar esporadicamente pode causar mais danos do que não praticar em tudo. Mas , começando lentamente , estando ciente de sua respiração , e praticando regularmente, mudanças sutis podem ser vistos nos níveis de energia , freqüência cardíaca, clareza mental e metabolismo.
Metabolismo
seu metabolismo é basicamente todas as suas funções corporais que criam e usam energia . O NIH lista várias delas, incluindo a digestão dos alimentos , eliminando o desperdício , a respiração, o sangue circulando , controlando a temperatura do corpo , contraindo os músculos e do funcionamento do cérebro e os nervos . Sua taxa metabólica é a quantidade de energia ( medida em calorias ) que você queima a cada dia para fazer essas coisas. Cada uma dessas funções corporais , então , regula e é regulado pela nossa taxa metabólica.
Pranayama e Taxa Metabólica
Vários estudos têm mostrado que certos exercícios de pranayama não alterar a taxa metabólica. De acordo com um estudo de 1993 da Fundação Vivekananda Kendra Yoga Research, respiração narina direita levantada taxa metabólica mais de respiração narina esquerda ou respiração narina alternativo. Neste estudo, todos os participantes , mesmo aqueles no grupo de controle , perdeu uma quantidade significativa de peso. Isto levou à conclusão de que outros fatores , como a mudança na dieta e prática regular de yoga , contribuiu para a perda de peso. Outro estudo , no Jornal de Fisiologia do Exercício , mostrou um impacto sobre o metabolismo de lipídios (gordura) no sangue. A forma como os lipídios são metabolizados no sangue pode afetar as condições como a doença arterial coronariana .
Como usar Pranayama
Para tornar-se consciente da sua respiração , sente-se no meio- lótus de Yoga ( ou simplesmente sentar em uma cadeira com as costas retas ) . Ao respirar, assistir a sua respiração , sem tentar mudá-lo. Depois de assistir a respiração por alguns minutos, começar a respirar conscientemente . Inspire por 4 contagens, pausa, respirar fora para 4 contagens . Faça uma pausa e continuar. Pare de se sentir tonturas ou fraco. Consulte Recursos para obter mais informações sobre os diferentes tipos de pranayama .