Selenium foi descoberto por Jons Jakob Berzelius em 1817. Um elemento de traço, seu número atômico é 34. Selenium ganhou notoriedade na década de 1990 , quando o seu papel na produção de SeGPX , um importante antioxidante , foi descoberto . Desde então , o selênio tem sido estudada por seus benefícios no tratamento de certos tipos de câncer, doenças cardíacas e asma.
Função
acordo com a Clínica Mayo , o corpo necessita selênio para o crescimento normal e saúde. O selênio é um micronutriente essencial para os animais . Quando combinada com a vitamina E , o selénio funciona como um anti-oxidante por eliminação de radicais livres no corpo . Ele também é necessário para o funcionamento normal do sistema imunológico.
Efeitos
selênio também desempenha um papel na função da tireóide saudável. De acordo com a American Thyroid Association , quando a tireóide não está funcionando corretamente , o ganho de peso é possível. Esta condição é conhecida como hipotiroidismo . Neste caso , o ganho de peso pode ocorrer e é normalmente modesta . Cinco a 10 quilos de ganho de peso pode ser atribuído ao hipotireoidismo.
Considerações
Embora o selênio é um nutriente essencial , raramente são suplementos necessários. A maioria dos americanos obter a dose diária recomendada de selênio em suas dietas regulares. Os adultos precisam de cerca de 55 microgramas por dia; valores ligeiramente mais elevados são necessários para fêmeas grávidas e lactantes .
Certos distúrbios gastrointestinais pode levar a uma deficiência em selénio . Além disso, as pessoas que fumam , bebem álcool em excesso ou tomam pílulas anticoncepcionais correm um risco maior de serem deficientes em selênio . Os sintomas de deficiência de selênio incluem fraqueza muscular e dor, inflamação muscular , coloração anormal da pele e as células vermelhas do sangue frágeis.
Aviso
selênio pode ser tóxico em grandes doses. É recomendável que você consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos de selênio . Os possíveis efeitos colaterais podem incluir perda de unha, erupções cutâneas, irritabilidade e fadiga. As pessoas em um alto risco de câncer de pele não deve tomar selênio antes de falar com seu médico. Consumir mais do que a dose diária recomendada de selênio durante um longo período de tempo pode aumentar o risco de desenvolver diabetes.