álcoois de açúcar ou de polióis , não são nem açúcar , nem álcool. O nome é derivado da semelhança da sua estrutura química, tanto para o açúcar e álcool . Existem vários polióis derivados de fontes , tais como milho , bagas e vegetais. Muitos alimentos processados, como biscoitos , doces e sobremesas congeladas rotulados como sem açúcar contêm polióis . Estes contêm cerca de metade a um terço da quantidade de calorias encontradas em açúcar.
Adoçantes artificiais
Aspartame e sucralose são os adoçantes artificiais . Aspartame tem sofrido uma série de escrutínio da FDA , mas uma análise de 2007 concluiu que é segura. É comercializado como Equal, Nutrasweet e Canderel , que são encontrados em muitos alimentos sem açúcar , como pudim, iogurte , doces e geléias e sorvetes , embora ele não é recomendado para o cozimento. A sucralose , comercializado como Splenda , SucraPlus ou Nevella , é 600 vezes mais doce do que o açúcar , para que apenas uma pequena quantidade é necessária . A sucralose pode ser usado no cozimento e é encontrado em alimentos sem açúcar , tais como cereais , iogurtes e assados . Um terceiro tipo de adoçante artificial , sacarina, foi proibido em 1977, mas foi retirado da lista de cancerígenos em 2000, conforme relatado pelo Programa Nacional de Toxicologia . Ele é usado em Sweet ' N Low , mas não é mais utilizado em outros alimentos , devido à sua forte sabor metálico .
Alimentos com nenhum açúcar
Alguns alimentos contêm naturalmente sem açúcar. Estes incluem aveia , aves, frutos do mar , carne bovina, carne de porco, óleos , manteiga e margarina. Processamento de carne e peixe acrescenta alguma forma de açúcar na maioria dos casos , por isso ler os rótulos é importante. Os ovos são sem açúcar , como são ambos café e chá.
Adoçantes naturais
Stevia é um adoçante natural derivada de uma erva sul-americana que tem sido usado por Paraguán índios há séculos. É muitas vezes mais doce do que o açúcar . De acordo com a Food Standards Agency do Reino Unido , a estévia é proibido na União Europeia , bem como quaisquer produtos feitos a partir dele, devido à incerteza da toxicidade do extrato. Nos Estados Unidos , a estévia em forma de rebaudiosídeo A, o extrato da erva doce , foi aprovado como aditivo alimentar pelo FDA em dezembro de 2008. É comercializado pela PureVia e Truvia como adoçantes para adicionar aos alimentos no lugar do açúcar . Além disso, Zevia e Coca-Cola agora vender refrigerantes diet adoçados com estévia.