O IMC usa o seu peso e altura para estimar a quantidade de gordura corporal que você tem. Ele fornece uma boa estimativa da gordura corporal total para a maioria das pessoas. No entanto , o cálculo é menos preciso para pessoas como fisiculturistas , pois sua composição corporal consiste em uma alta proporção de massa magra . Um IMC normal é de 18,5-24,9 , que é o que você deve apontar para. Um IMC de 25 a 29,9 é classificado como sobrepeso . Você está na categoria obeso se o seu IMC é de 30 ou mais.
Diabetes e Hipertensão
Ter um IMC de 30 ou mais aumenta o risco de mais de 20 crônicas doenças , de acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade George Washington. Ser obeso promove a resistência à insulina , o que muitas vezes resulta em diabetes tipo 2 . Mais de 50 por cento das pessoas com diabetes tipo 2 estão na categoria obeso, de acordo com a Universidade George Washington. A obesidade faz com que a pressão arterial elevada em 78 por cento dos homens obesos e 64 por cento das mulheres obesas , de acordo com a UGT . A pressão arterial elevada aumenta o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Apnéia do sono e colesterol alto
Um IMC de 30 aumenta o risco de apnéia do sono, uma condição que resulta em pausas na respiração enquanto você dorme. A apnéia do sono perturba o seu ritmo natural de sono e impede o corpo de dormir restaurador. Isso pode levar à fadiga e falta de concentração . Os indivíduos com um IMC de 30 ou superior também estão em risco de ter colesterol alto. Colesterol elevado em sua corrente sanguínea afeta negativamente a saúde do seu coração .
Implicações Reprodutivos
Se você é do sexo masculino , um IMC de 30 ou mais pode causar alterações hormonais , disfunção sexual e infertilidade, de acordo com a Sociedade de Endocrinologia . A obesidade também pode comprometer a capacidade da mulher para se reproduzir. Para homens e mulheres , isso significa que seus sonhos de ter uma criança está em risco . Estar na categoria obeso aumenta o risco para a síndrome do ovário policístico , se você é do sexo feminino . Esta anomalia hormonal faz com que seus ovários a produzir muito do hormônio masculino testosterona.
Reduzir o seu peso
Controlar sua dieta e se engajar em atividades físicas são formas comuns para reduzir o seu peso. A recomendação inicial comum é a de reduzir a ingestão calórica em 500 calorias por dia . A chave é consumir alimentos ricos em nutrientes que são baixos em calorias. Engajar-se em , pelo menos, duas horas e meia de exercício de intensidade moderada por semana desempenha um papel na perda de peso e manutenção. Você pode esperar a perder cerca de 2 quilos por semana, com um programa de dieta e exercício saudável.