casa | | Informação em Saúde > | Dieta Nutrição | vitaminas
A deficiência de vitamina D pode ser curada?
A deficiência de vitamina D geralmente pode ser curada aumentando a ingestão de vitamina D por meio de dieta, suplementos e exposição à luz solar.
1. Dieta: - Peixes gordos (salmão, atum, cavala, sardinha)
- Alimentos fortificados (leite, suco de laranja, iogurte, cereais)
- Ovos
- Fígado
- Cogumelos
2. Suplementos: - Vitamina D2 (ergocalciferol):Normalmente encontrada em fontes e suplementos vegetais.
- Vitamina D3 (colecalciferol):produzida naturalmente pelo corpo quando exposto à luz solar e também encontrada em fontes e suplementos de origem animal.
3. Exposição à luz solar: - A exposição moderada ao sol (10-15 minutos por dia sem protetor solar) no rosto, braços e pernas pode ajudar seu corpo a produzir vitamina D.
- Evite a superexposição para evitar danos à pele e queimaduras solares.
A ingestão diária recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade e as condições de saúde. Em geral, os adultos precisam de cerca de 600-800 UI de vitamina D por dia. No entanto, alguns indivíduos, tais como aqueles com certas condições médicas ou que têm exposição solar limitada, podem necessitar de doses mais elevadas.
É importante consultar um médico antes de tomar suplementos de vitamina D, pois quantidades excessivas podem causar toxicidade e outros problemas de saúde. Exames de sangue podem ser usados para determinar seus níveis de vitamina D e avaliar sua necessidade de suplementação.