casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | vitaminas

O que são leucotrienos?

Os leucotrienos são um grupo de compostos biologicamente ativos que desempenham um papel importante na resposta imunológica do corpo. Eles são produzidos por glóbulos brancos chamados basófilos e mastócitos e estão envolvidos em uma variedade de processos, incluindo inflamação, alergia e asma. Os leucotrienos também estão envolvidos na regulação do fluxo sanguíneo, da pressão arterial e da constrição das vias aéreas.

Existem quatro tipos principais de leucotrienos:

- Leucotrieno B4 (LTB4) :O LTB4 é um potente mediador inflamatório que está envolvido no recrutamento de neutrófilos, eosinófilos e outras células do sistema imunológico para locais de inflamação. É também um quimioatraente para monócitos, macrófagos e células dendríticas.
- Leucotrieno C4 (LTC4) :LTC4 é um broncoconstritor que causa estreitamento das vias aéreas nos pulmões. É também um potente mediador inflamatório envolvido no desenvolvimento de asma, rinite alérgica e outras condições alérgicas.
- Leucotrieno D4 (LTD4) :LTD4 é um broncoconstritor que também está envolvido no desenvolvimento de asma, rinite alérgica e outras condições alérgicas. É também um potente mediador inflamatório que está envolvido no recrutamento de eosinófilos e outras células do sistema imunológico para locais de inflamação.
- Leucotrieno E4 (LTE4) :LTE4 é um broncoconstritor fraco que também está envolvido no desenvolvimento de asma, rinite alérgica e outras condições alérgicas. É também um potente mediador inflamatório que está envolvido no recrutamento de eosinófilos e outras células do sistema imunológico para locais de inflamação.

Os leucotrienos são produzidos em resposta a uma variedade de estímulos, incluindo alérgenos, citocinas e infecções bacterianas e virais. Eles também podem ser produzidos por células não imunes, como células endoteliais e células epiteliais.

Os efeitos dos leucotrienos são mediados por uma variedade de receptores, incluindo os receptores de leucotrienos cisteinil (CysLT1 e CysLT2) e o receptor de lipoxina A4 (ALX). Os receptores CysLT1 e CysLT2 são expressos em uma variedade de células do sistema imunológico, incluindo eosinófilos, basófilos, mastócitos e células dendríticas. Os receptores ALX são expressos em monócitos, macrófagos e células endoteliais.

A ativação dos receptores CysLT1 e CysLT2 pelos leucotrienos leva a uma variedade de respostas celulares, incluindo:

- Broncoconstrição
- Aumento da permeabilidade vascular
- Recrutamento de eosinófilos e neutrófilos
- Liberação de mediadores inflamatórios
- Ativação de mastócitos e basófilos

A ativação dos receptores ALX pelos leucotrienos leva a uma variedade de respostas celulares, incluindo:

- Inibição da inflamação
- Redução da permeabilidade vascular
- Apoptose de eosinófilos e neutrófilos
- Liberação de mediadores anti-inflamatórios

Os leucotrienos desempenham um papel importante na resposta imunológica do organismo, mas a sua superprodução pode levar a uma variedade de doenças, incluindo asma, rinite alérgica e outras condições alérgicas. Os inibidores de leucotrienos são uma classe de medicamentos usados ​​para tratar essas doenças, bloqueando os efeitos dos leucotrienos.