casa | | Informação em Saúde > | Dieta Nutrição | vitaminas
Por que a anemia por vitamina B12 é chamada de anemia megoblástica?
A anemia por vitamina B12 é chamada de anemia megaloblástica porque é caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos anormalmente grandes, conhecidos como megaloblastos, na medula óssea. Megaloblastos são glóbulos vermelhos imaturos que não se desenvolveram totalmente e são incapazes de funcionar adequadamente. Eles são maiores em tamanho em comparação com os glóbulos vermelhos normais e têm um formato anormal, muitas vezes parecendo oval ou em forma de lágrima.
O desenvolvimento da anemia megaloblástica deve-se principalmente à deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, que são nutrientes essenciais envolvidos na síntese de DNA e na maturação dos glóbulos vermelhos. Quando há deficiência desses nutrientes, a produção de DNA fica prejudicada, levando à formação de megaloblastos.
No caso da deficiência de vitamina B12, especificamente, a falta de vitamina B12 afeta a síntese de uma substância chamada mielina, que é um material gorduroso que envolve e protege as células nervosas. Sem mielina adequada, as células nervosas da medula óssea são danificadas, resultando na produção de megaloblastos e no desenvolvimento de anemia megaloblástica.
Portanto, o termo “anemia megaloblástica” refere-se à presença de megaloblastos na medula óssea e está associado à deficiência de vitamina B12 ou folato.