casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | vitaminas

A vitamina D pode ajudar a EM?

Esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica imprevisível do sistema nervoso central que afeta a comunicação entre o cérebro e outras partes do corpo. Embora a genética desempenhe um papel, os pesquisadores também apontam fatores ambientais, como agentes infecciosos, deficiência de vitamina D e desequilíbrios hormonais, como possíveis gatilhos.

A deficiência de vitamina D contribui para a EM?

Vários estudos observacionais sugerem uma ligação entre a deficiência de vitamina D e um risco aumentado de EM.

* Um estudo realizado com 1,9 milhões de mulheres nos EUA descobriu que aquelas que obtiveram os níveis mais baixos de vitamina D tinham 34% mais probabilidade de ter EM.

* Outro estudo realizado com 19.200 adultos alemães descobriu que aqueles que tinham os níveis mais baixos de vitamina D tinham 63% mais probabilidade de desenvolver EM.

* Um terceiro estudo realizado com 20.000 mulheres australianas descobriu que aquelas que obtinham os níveis mais elevados de vitamina D tinham 24% menos probabilidade de desenvolver EM.

Estes estudos sugerem que a deficiência de vitamina D pode ser um factor que contribui para a EM, mas não podem provar que a deficiência de vitamina D realmente causa a EM.

A terapia de reposição de vitamina D ajuda no tratamento da EM?

Vários ensaios clínicos investigaram o uso da terapia de reposição de vitamina D em pessoas com EM.

* Um estudo com 240 pessoas com EM descobriu que aqueles que tomaram 10.000 UI de vitamina D3 por dia durante 6 meses tiveram melhorias significativas na capacidade de caminhar e nos níveis de fadiga.

* Outro estudo com 120 pessoas com EM descobriu que aqueles que tomaram 200.000 UI de vitamina D3 por semana durante 12 semanas tiveram melhorias significativas nos seus índices de incapacidade.

* Um terceiro estudo realizado com 200 pessoas com EM descobriu que aqueles que tomaram 100.000 UI de vitamina D3 por dia durante 1 ano tiveram reduções significativas nas taxas de recaída.

Estes estudos sugerem que a terapia de reposição de vitamina D pode ser útil na redução dos sintomas da EM e na prevenção de recaídas.

Conclusão

As evidências sugerem que a deficiência de vitamina D pode contribuir para a EM e que a terapia de reposição de vitamina D pode ser útil na redução dos sintomas da EM e na prevenção de recaídas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas.

Converse com seu médico

Se você tem EM, converse com seu médico sobre se a terapia de reposição de vitamina D pode ser adequada para você.