A fonte mais concentrada de pré vitamina A é o óleo retirado de fígado de peixe . Ele geralmente vem em uma cápsula, para que você não precisa se preocupar com o sabor. Próprios peixes não são grandes fontes de vitamina A, mas seus fígados coletar e armazenar as vitaminas quando comem alimentos ricos em retinol , como algas.
Gemas
a maior parte dos nutrientes de ovo são encontradas na gema , enquanto que o branco é essencialmente proteína . A gema do ovo é uma fonte significativa de vitamina A, assim como outras vitaminas lipossolúveis , como a D e E. Um ovo inteiro tem cerca de 280 UI ( unidades internacionais ) de pré vitamina A.
fígado
carne e fígado de galinha são ricos em vitamina A pré-formada , uma vez que os animais armazenar a vitamina no fígado (como fazem os seres humanos ) . Comer três onças de fígado irá fornecer-lhe cerca de 13.000 UI ( frango) ou produtos de 30.000 UI (carne ) .
Laticínios
lácteos inteiro teor de gordura são naturalmente ricos em pré vitamina a, enquanto as versões de baixo teor de gordura ou sem gordura tiveram a vitamina arrancada no processo de remoção de gordura , embora muitas vezes é adicionado de volta . Confira produtos para ver se eles estão " fortificado ". Na verdade, os alimentos enriquecidos podem ter mais vitamina A do que os seus homólogos inteiro teor de gordura : Por exemplo, um copo de leite desnatado fortificada possui 500 UI; um copo de leite integral tem apenas 305 UI .
dose recomendada
machos adultos com idade superior a 13 devem receber 3.000 UI de vitamina A por dia. As fêmeas da mesma idade só precisa de 700 UI . No entanto, as mulheres grávidas devem aumentar sua ingestão de 770 UI ( 750 para aqueles com menos de 19) , e as mulheres que amamentam precisam tanto quanto 1.300 UI ( 1.200 para aqueles com menos de 19).
Deficiência de Vitamina A
Os sinais mais comuns de deficiência de vitamina A incluem cegueira noturna , um sistema imunológico enfraquecido e revestimento do pulmão danificado. Para as crianças , a falta da vitamina reduz o crescimento , inibe o desenvolvimento dos ossos e aumenta o risco de infecções.
Hipervitaminose A
Tomar muita vitamina A pode resultar em uma condição conhecido como hipervitaminose a, que ocorre quando o fígado não pode armazenar mais do mesmo. Isso pode causar uma série de sintomas graves , que vão desde a visão turva , tonturas, fadiga e náuseas, vómitos , problemas ósseos inchaço , defeitos de nascimento , osteoporose e do fígado.