Também conhecidos como ácidos graxos poliinsaturados , ômega -3 os ácidos não podem ser fabricados pelo próprio organismo . A principal fonte de ômega-3 são os peixes , como salmão , cavala , linguado e atum, óleos de nozes e de vida marinha, como krill . Como o número de alimentos ricos em ômega-3 é limitado, muitas pessoas consomem -los em cápsulas que podem ser encontrados na maioria das lojas de alimentos saudáveis e supermercados.
Benefícios do Ômega-3
Os principais benefícios do ômega- 3 ácidos gordos vêm de ácidos alpa -linolênico (ALA), que são convertidos em ácido eicosapentaenóico (EPA ) e docosahexaenóico (DHA) quando são ingeridos. EPA e DHA são acreditados para proporcionar benefícios para a saúde , tais como prevenção de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral e redução da dor e inflamação de artrite.
Ômega-3 e doença cardíaca
o consumo de uma dieta rica em ômega-3 ácidos graxos e pobre em gorduras saturadas pode reduzir significativamente o risco de desenvolver doenças cardíacas. Estudos de base populacional de esquimós Inuit que comem grandes quantidades de peixe gordo mostrar que têm uma menor incidência de doenças cardíacas, derrames e ataques cardíacos . Acredita-se também que os óleos de peixe ajudam a prevenir o acúmulo de placas nas artérias , um dos principais contribuintes para ataques cardíacos e derrames .
Ômega-3 e colesterol alto
Pessoas com colesterol alto podem se beneficiar de uma dieta rica em ômega- 3 ácidos graxos. Omega -3 os ácidos são importantes na manutenção de níveis saudáveis de lipoproteína de alta densidade (HDL ou "bom colesterol" ) e redução do nível de triglicérides , materiais graxos que circulam na corrente sanguínea . Suplementos de óleo de peixe e ômega-3 também são acreditados para reduzir o nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL , também conhecido como "mau colesterol" ) .
Ômega-3 e artrite
óleos
peixes e alimentos com ômega-3 têm sido muito utilizados para ajudar a tratar artrite reumatóide e osteoartrite , mas não está claro por que eles ajudam . Uma teoria sugere em um estudo de 2006 pelo biólogo Dr. William Smith é que o ômega-3 inibir o desenvolvimento de prostaglandinas, hormônios que se acumulam nas articulações e causam dor e inflamação que ocorre naturalmente . A teoria é que os óleos de peixe e os ingredientes ativos em ômega-3 vínculo com as prostaglandinas a nível molecular para impedir o seu crescimento e fazer aqueles que se desenvolvem menos ativos.