Cerca de 15 por cento do ferro do organismo é armazenada para uso futuro. Assim, no caso das mulheres na pós-menopausa que não precisam tanto de ferro como costumavam , sobrecarga de ferro é algo para olhar para fora.
Sobrecarga de ferro ocorre quando o excesso de ferro é armazenado em órgãos como o fígado e no coração. Isso pode causar sérios danos a ambos os órgãos, e realmente colocar uma mulher na pós-menopausa em risco de doença cardíaca. Além de doença cardíaca, sobrecarga de ferro pode causar osteoporose ( enfraquecimento dos ossos ) , artrite, diabetes, danos ao fígado , distúrbios cerebrais , câncer e envelhecimento precoce .
Sinais de sobrecarga de ferro
mulheres pós -menopausa devem estar atentos a estes sinais que sugerem a possibilidade de ter uma sobrecarga de ferro : fadiga crônica, dor nas articulações , dor no estômago, um batimento cardíaco irregular , falta de interesse em sexo, perda de cabelo, mudança na cor da pele e da cessação dos períodos .
Como sobrecarga de ferro pode causar doença cardíaca
os cientistas descobriram que estimula ferro a produção de radicais livres no corpo . Os radicais livres podem causar muitas doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares . Pensa-se que os radicais livres produz inflamação nas artérias , incluindo as artérias coronárias, bem como os vasos sanguíneos que fornecem oxigénio ao coração . Esta inflamação pode provocar aterosclerose, onde as artérias ficam bloqueados .
Doença cardíaca e sobrecarga de ferro
A incidência de doenças cardíacas é muito maior em mulheres na pós -menopausa contra aqueles que ainda tiver períodos. Na década de 1980 , os cientistas começaram a perceber que os períodos menstruais regulares mulheres na pré -menopausa tiveram a cada mês , ea perda de ferro resultante, foi a razão estas mulheres foram protegidos da doença cardíaca. Até este momento o pensamento era de que a produção de estrogênio era manter essas mulheres de contrair uma doença cardíaca . Eles agora especulam que depois que uma mulher passa pela menopausa , a perda de ferro pára e sobrecarga de ferro pode resultar , predispondo estas mulheres a doenças do coração e outras doenças crônicas.
Pensou-se também que a queda nos níveis hormonais após a menopausa causou o nível de HDL-colesterol para diminuir assim ( o colesterol bom ) . Mas a crença agora é que essas mulheres estavam consumindo e armazenar o excesso de ferro em seus sistemas. A sobrecarga de ferro , na verdade, os níveis de colesterol LDL ( o mau colesterol ) aumentaram e colocar mulher na pós-menopausa com risco de obstrução das artérias e doenças cardíacas.
Ferro Alimentos ricos
as pessoas que estão preocupados com a sobrecarga de ferro deve evitar comer ou reduzir o consumo dos seguintes alimentos ricos em ferro : melaço preto cinta , sementes de abóbora , amêijoas , qualquer tipo de fígado , ostras, mexilhões , carne, camarão , sardinha e peru . Eles também devem estar atentos para os cereais, alimentos e bebidas enriquecidos com ferro .
Recomendações
deficiência
Ferro é raro em mulheres na pós-menopausa . Assim, os médicos recomendam que essas mulheres não tomar suplementos de ferro . Em vez disso, quando se toma um mult- vitamina , eles devem ter um dos " seniores " marcas que não contêm excesso de ferro .
Se uma mulher está preocupada com o nível de ferro no seu sistema , ou está passando por qualquer dos sintomas de sobrecarga de ferro , ela pode pedir a seu médico para realizar a ferritina sérica ea transferência de teste de saturação. Este teste custa cerca de US $ 100 e irá identificar se o corpo está armazenando o excesso de ferro . O tratamento para a sobrecarga de ferro , neste caso, é se livrar do excesso de ferro por tirar sangue , evitando os alimentos que são ricos em ferro e vitaminas parar com suplementos de ferro ou ferro.