De acordo com o Programa Alimentar Mundial , a vitamina B1, ou tiamina, é altamente sensível ao calor. A exposição dos alimentos a altas temperaturas podem reduzir seu contato tiamina em até 50 por cento.
Vitaminas pouco sensíveis ao calor
Outras vitaminas sensíveis ao calor , de acordo com o Programa Alimentar Mundial, incluem vitaminas A, D , C, E e ácido pantotênico. Por exemplo , o calor pode destruir 15 a 45 por cento do conteúdo de uma comida de vitamina C .
Vitaminas não sensíveis ao calor
Algumas vitaminas permanecer estável em calor. Estes incluem a vitamina K , riboflavina , niacina, vitaminas B6 e B12 e ácido fólico.
Preparação de Alimentos
Para melhor preservar as vitaminas , use alimentos que contêm vitaminas sensíveis ao calor fresco , sem a aplicação de calor. Se você aquecê-los , em fogo alto por uma curta duração é preferível a fogo baixo por mais tempo . Branqueamento de vapor retém as maioria das vitaminas . ( Ver referência 2 ),
Considerações
A extensão dos danos de calor para uma vitamina é o mesmo se a vitamina ocorre naturalmente ou foi adicionado durante fortificação. Em certas formas , vitaminas a partir de fontes sintéticas podem permanecer mais estável quando aquecida . (Ver referência 2)