As células em nossos olhos que percebem a luz ea cor requerem vitamina A para funcionar corretamente. Na verdade, um dos primeiros sinais de deficiência de vitamina A é pobre visão noturna, e se não tratada, deficiência de vitamina A pode levar à cegueira . Vitamina A suporta as células da pele e para o desenvolvimento do tecido ósseo saudável. A vitamina A é também um nutriente necessário para o funcionamento do sistema imunitário saudável . Ele protege e apoia as membranas celulares para ajudar a combater infecções e aumenta a atividade das células brancas do sangue .
Vitamina A e beta-caroteno
Além da vitamina A, existem dezenas de outros nutrientes - chamado - carotenóides que são convertidos em vitamina a no organismo e , por conseguinte, têm a vitamina A " actividade ". O mais conhecido destes carotenóides é o beta- caroteno . O beta-caroteno é um nutriente não tóxico , que é convertido em vitamina A no corpo , conforme necessário . Se o armazenamento do seu corpo de vitamina A é adequada, beta- caroteno não será convertido em vitamina A. O beta-caroteno também tem benefícios próprios, agindo como um antioxidante para proteger as células do corpo contra danos dos radicais livres.
beta -caroteno como um suplemento de vitamina A
é muitas vezes aconselhados a suplementar com beta -caroteno em vez de vitamina A porque beta -caroteno não tem quaisquer efeitos secundários tóxicos em doses elevadas . A vitamina A , por outro lado , se for tomado em doses elevadas ( mais de 25.000 IU por dia ) durante um longo período de tempo , pode causar danos no fígado , dores de cabeça e perda de cabelo . Se você tomar quantidades excessivas de beta -caroteno , pode ocorrer o desenvolvimento de uma coloração laranja temporária de sua pele. Este efeito é inofensivo e vai embora se você reduzir sua ingestão de beta -caroteno.
Prevenção da Deficiência de Vitamina A
Para garantir que você está obtendo bastante vitamina A, certificar-se de que você está tomando 25.000 UI de beta -caroteno por dia , seja por conta própria ou como parte de um multivitamínico diariamente . Se você está tentando evitar ficar doente durante a temporada de gripes e resfriados , você pode complementar com 5.000 UI de vitamina A por dia ( somente para adultos ), mas não continue esta dose por mais de uma semana sem consultar o seu médico e sempre consultar seu médico antes de tomar vitamina a, se você está sendo monitorado para qualquer condição de saúde.
Aqueles que vivem com a doença de Crohn, doença celíaca ou outras síndromes de má absorção podem desenvolver uma deficiência de vitamina a, bem como outros nutrientes. As deficiências podem não ser grave o suficiente para atrair a sua atenção , mas pode impedir que você seja tão saudável como você pode ser. . Fale com seu médico sobre a sua necessidade de suplementação de nutrientes adicionais, se você está sendo tratado ou monitorado para qualquer condição crônica de saúde
Aviso: Gravidez e vitamina A
Altos níveis de vitamina A tomada durante a gravidez pode aumentar o risco de defeitos congênitos , incluindo coração e anormalidades do sistema nervoso , especialmente durante o primeiro trimestre. Portanto, é importante para evitar direto suplementação de vitamina A se existe a possibilidade de você engravidar ou se você está ativamente tentando conceber. Como a vitamina A pode ser encontrada em muitos alimentos processados , ou limitar a ingestão de vitamina A para menos de 5.000 UI por dia a partir de suplementos ou tomar beta -caroteno em seu lugar.