casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | vitaminas

Estrutura Piridoxina

Piridoxina é o nome químico para a forma mais comum de vitamina B6. Disponível a partir de uma ampla variedade de alimentos , piridoxina é essencial para a digestão de proteínas e função do cérebro . A sua estrutura permite interagir com mais de 100 proteínas diferentes no corpo . Estrutura química funcionalizados Anel

de Piridoxina baseia-se num anel de seis membros de cinco átomos de carbono e um átomo de azoto , ligado em conjunto com a alternância de ligações duplas e simples ( uma estrutura conhecida como um anel de " piridina " ) . Este anel tem vários grupos químicos ligados a ele . O mais importante para a sua actividade biológica são os seus dois grupos de metanol ( CH 2 OH ) , que se submetem a modificação química para criar a forma activa da molécula . O anel de Piridoxina também tem um grupo hidroxilo ( OH ) e um grupo metilo ( CH3 ) a ele ligado , o qual ajuda a molécula de ligação a proteínas no corpo , mas não estão eles próprios modificados .
Activação

piridoxina é absorvido para a corrente sanguínea através do intestino delgado e levado para o fígado , cérebro e outros tecidos . Uma vez que atinge o seu órgão-alvo , a estrutura de piridoxina é alterado em sua forma ativa , piridoxal -5-fosfato . Esta transformação tem duas partes : primeiro , um dos grupos de metanol é alterado para um grupo aldeído , em que o metanol é removido de um átomo de hidrogénio e a ligação carbono-oxigénio é reforçado com uma ligação dupla . A segunda etapa é a ligação de um grupo fosfato do grupo metanol remanescente , também conhecido como " fosforilação ".

Atividades

A modificação para piridoxal - 5 - fosfato permite a piridoxina, para se ligar a , e activar , muitas enzimas diferentes que participam em mais de uma centena de reacções diferentes em todo o corpo . No fígado , as enzimas dependentes de piridoxina quebrar as proteínas dos alimentos em componentes que podem ser usados ​​no corpo . No cérebro, a piridoxina fosforilada participa na produção de neurotransmissores que passam sinais entre células nervosas . Piridoxina também tem outras funções cruciais nos músculos, sangue e em todo o corpo.
Estabilidade

Piridoxina é encontrado em uma variedade de plantas -e alimentos de origem animal , especialmente fígado, brotos de feijão , soja e arroz integral . Piridoxina de fontes vegetais é fosforilada e relativamente estável à luz, calor e processamento de alimentos . Por outro lado , a partir de fontes animais piridoxina está na forma fosforilada , que é muito mais reactivo e susceptível a desactivação sob condições de armazenamento e de preparação de alimentos normais . Leite armazenado em garrafas de vidro é especialmente vulnerável e perde uns 50 por cento estimado de seu potencial de vitamina B6 durante a sua vida de prateleira.
Overdose

Piridoxina é tanto solúvel em água as suas formas , mas, ao contrário a maioria das vitaminas solúveis em água que podem ser tóxicos em grandes quantidades . Uma overdose de piridoxina pode causar interferência com a função dos nervos , levando a dormência e dificuldade de movimentos e coordenação. O mecanismo pelo qual isto ocorre não é clara , mas, como observado em " Introduction to Clinical Nutrition " a maioria das moléculas com um ciclo piridina ( como piridoxina) são neurotóxicos em algum nível.
Deficiência

deficiência verdadeira piridoxina é rara , exceto em casos de desnutrição extrema . Interferência química com a actividade de piridoxina no corpo , tal como no alcoolismo e envenenamento de hidrazina , pode também levar a sintomas de deficiência de piridoxina , tal como pode doença genética . Piridoxina privação é caracterizada por dor de cabeça, convulsões e morte .

Outras fontes de vitamina B6

piridoxina não é a única fonte de vitamina B6. Duas outras moléculas semelhantes pode ser metabolizado em piridoxal - 5 - fosfato e também estão agrupados na classificação de vitamina B6 . Uma é a piridoxamina , o que é exactamente como a piridoxina , mas com um grupo de metilamina ( CH2NH3 ) substituído por um dos metanóis . O outro é de piridoxal , na qual um aldeído ( COH ) foi substituído por um dos metanóis da mesma maneira como ocorre depois do primeiro passo de fosforilação de piridoxina .