casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | vitaminas

Quais são os perigos de clorato de potássio

? Clorato de potássio é um composto químico usado em uma variedade de aplicações científicas . Enquanto o suplemento não é normalmente utilizado na nutrição humana - não deve estar presente em qualquer coisa, mas pequenas quantidades nos alimentos ou de abastecimento de água - , há uma chance de que os humanos podem entrar em contato com o composto através de um uso científico ou industrial e , como tal, deve estar ciente dos perigos da exposição potencial. Perigos de Ingestão

Uma das razões funcionários de saúde pública são tão cautelosos sobre clorato de potássio é o potencial para o composto para encontrar seu caminho para o abastecimento de água. O composto é utilizado no processo de tratamento de água e deve ser cuidadosamente filtrado antes de atingir reservatórios públicos . Estudos realizados em ratos revelaram que a exposição excessiva ao clorato de potássio produziu uma perda de peso corporal e de órgãos, alterações na composição do sangue e danos à hipófise e tireóide .

Perigos da exposição externa

exposição externa ao clorato de potássio pode resultar em irritação da pele. A exposição aos olhos ou membranas mucosas pode causar ainda mais irritação e do composto deve ser lavada imediatamente.
Clorato
inflamabilidade

potássio é um ingrediente-chave utilizadas em a fabricação de jogos e outros explosivos , em grande parte devido à facilidade do composto de inflamabilidade. Deve ser tomado muito cuidado para evitar calor ou pressão quando se trabalha com clorato de potássio , porque a substância pode facilmente explodir. Além disso, o gás emitido pela queima de clorato de potássio é venenoso , bem como, o ar tão limpo deve ser fornecido em ambientes onde clorato de potássio é queimado.
Reatividade

potássio O clorato é um produto químico forte reactivo . Uma experiência comum com clorato de potássio é expor um urso de goma com a substância , a fim de provocar uma explosão. Clorato de potássio reage explosivamente com glicose ( açúcar de mesa comum) e uma série de outros compostos , por isso devem ser mantidos isolados dos outros produtos químicos , a fim de evitar reações imprevisíveis.