Em um artigo sobre a prevenção de perda de memória , Marilyn Albert S. PhD, Professor de Psicologia e Neurologia na Harvard Medical School, menciona a importância da vitamina E. Um estudo de 2002 publicado no " Archives of Neurologia " rastreou 2.889 pessoas com idades entre 65 anos ou mais e os suplementos que eles tomaram . Nenhum dos sujeitos teve qualquer declínio cognitivo no início do estudo . Após 3 anos, 36 por cento dos participantes que incluíam o uso diário de vitamina E tiveram menor declínio mental do que aqueles que não o fizeram. Albert recomenda atenção à dieta , padrões de sono e aprendizagem ao longo da vida como outras medidas preventivas para a retenção da memória .
Vitamina B-12
Pesquisadores do Instituto Linus Pauling em Oregon State University estimam que 10 a 15 por cento da população com mais de 60 anos ou mais sofre deficiências em vitamina B-12. Embora os cientistas ainda não compreendem todos os processos bioquímicos de deficiência de B-12 , a condição acarreta sintomas neurológicos claros , que incluem perda de memória, desorientação e demência. Nem todas essas condições são reversíveis , especialmente quando eles são de longa data . Conforme as pessoas envelhecem, ficando sistemas digestivos para absorver toda a B-12 a partir de fontes de alimento se torna mais difícil . Os adultos precisam de 2,4 microgramas de B- 12 por dia.
Ácido Fólico
UCLA Professor de Neurocirurgia e Fisiologia , Fernando Gomez- Pinella , relata que a dieta, exercício e sono alterar a forma como o nosso cérebro funciona. Alterando uma dieta melhora a função cognitiva e ajuda a combater os efeitos do envelhecimento. Gomez- Pinella afirma que quantidades adequadas de ácido fólico, outras vitaminas do complexo B e ômega- 3 os ácidos gordos suficientes retardar os efeitos do envelhecimento e reduzir o declínio cognitivo. Exemplos de alimentos ricos em ácido fólico são os vegetais de folhas verdes , como espinafre e couve , frutas cítricas e feijão e ervilhas. O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame financiou o estudo Gomez- Pinella .