Alguns comerciantes de erva-mate têm afirmado que a bebida tem menos cafeína do que o café ou chá. Alguns têm mesmo a afirmar que a bebida tem uma alternativa estimulante da cafeína chamado mateine . No entanto , estas são alegações enganosas. Uma xícara de erva-mate , na verdade, tem mais cafeína nele do que uma xícara de café. E enquanto os comerciantes afirmam que as várias ervas e compostos na erva-mate são benéficas para quem sofre de artrite reumatóide, estudos científicos têm demonstrado que a cafeína tem um efeito nocivo sobre as articulações e pode agravar a artrite reumatóide.
Retirada
Tal como acontece com todas as bebidas relacionadas com cafeína , com o tempo você pode desenvolver dependência de cafeína. Súbita retirada de cafeína causa sintomas que podem incluir dor nas articulações. Dor nas articulações induzida por retirada pode durar até cinco dias.
Pressão Alta
Os efeitos estimulantes da erva-mate pode agravar a pressão arterial elevada . Esta é uma preocupação devido a estudos recentes que ligam pressão alta a gota, uma doença que provoca ataques artríticas dolorosas nas articulações .
Diurético
Erva-mate tem algumas diurético propriedades , ou seja, ele pode ser utilizado como uma pílula de água para aumentar a micção e diminui a quantidade de água no seu corpo . No entanto , o uso excessivo de diuréticos pode danificar articulações. De acordo com o livro, " muitos gritos seu corpo para a água ", a princípio na concepção de todas as juntas é para a água para atuar como um agente lubrificante . Como a água é removida a partir do corpo , a tensão sobre as juntas se torna maior . Com o tempo, isso pode desgastar as articulações e levá-los a quebrar.
Espasmos musculares
Um dos efeitos colaterais relatados de consumir a erva-mate é uma ocorrência de contracções musculares . Isto pode afectar o tom do músculo , que conduz a uma marcha anormal . Contração muscular prolongada e marcha anormal pode causar estresse e enfraquecimento das articulações.