O azeite é realmente considerado uma das gorduras de cura , pois a maioria de seus ácidos graxos monoinsaturados são mega- 9 óleo. Muitos dos benefícios para a saúde encontrados em tronco de azeite a partir desta alta concentração de ácidos graxos monoinsaturados e antioxidante. Na verdade, mais de três quartos de azeite de oliva é composto de ácidos graxos monoinsaturados . Além disso , a presença de compostos antioxidantes tais como fenóis , tocoferóis e outros, ajudam a prevenir a formação de moléculas que podem causar a destruição de células no interior do corpo .
Doença cardíaca
de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde sobre dieta, nutrição e prevenção de doenças crônicas , o azeite ajuda a proteger contra doenças cardíacas, redução do colesterol LDL (o material ruim) níveis , enquanto a elevar os níveis de HDL ( o bom material ) . Apesar de todas as variedades de azeite de oliva possuem essas características saudáveis , nem todos azeite é criado de forma igual. Para o maior benefício contra as doenças cardíacas , o azeite virgem ou extra virgem é o melhor. Como o nome sugere , o óleo de oliva extra-virgem é o menos processado com o óleo vindo da primeira prensagem das azeitonas. Porque é o menos processado , tem os mais altos níveis de antioxidantes , incluindo a vitamina E e fenóis .
Câncer lutador
azeite extra virgem também contém fitoquímicos e ácido oleico , que têm sido conhecidos por suprimir o gene que causa câncer de mama. Estudos têm mostrado que certos compostos no azeite também ajuda a combater o cancro do cólon e do ovário . Por exemplo, um estudo realizado por Christina Bosetti , DF, do Instituto di Richerche Farmacologiche Mario Negri , em Milão , na Itália, mostrou uma 30% redução do risco de desenvolver câncer de ovário em mulheres italianas cujas dietas eram ricos em azeite ( relatado na " Cancer Causas e Controle ", 14 de agosto de 2002 ) . Estes compostos em azeite regular certas enzimas que podem estar ligados à divisão celular associada com o câncer .
O estômago
Azeite realmente tem propriedades que protegem o estômago e ajudam prevenção de úlceras pépticas e gastrite . O azeite de oliva é também uma forma mais natural e eficaz para estimular a liberação de hormônios pancreáticos e biliares do que os medicamentos de prescrição. Ao aumentar essas secreções , o azeite também reduz as chances de formação de cálculos biliares .
Benefícios Diabetes
diabéticos e aqueles com risco de diabetes são freqüentemente direcionados para comer um baixo gordura , dieta rica em carboidratos combinada com azeite de oliva. Esta combinação é mais eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue do que uma dieta composta inteiramente de refeições de baixa gordura . Além disso, há um link benéfico ligação entre o azeite e os níveis mais baixos de triglicerídeos , o que reduz o risco de doenças cardíacas.